sexta-feira, julho 06, 2007

A UNESCO DEMARCOU-SE


Depois de ter falado do despropósito que é gastar 150.000 mil euros para promover o Mosteiro num concurso que toda a gente de sentido comum tem criticado pela pouca seriedade de que se reveste, há quem chegue a afirmar e a perguntar, que num concurso tão pouco democrático e discriminatório só podem entrar quem tem telefone e Internet. Para onde irão os dinheiro ganhos nas chamadas? No entanto o “nosso” preclaro presidente e seus “ boys” justificam a atitude com uma prosa que faz rir mesmo os menos avisados. Amanhã será o veredicto e nunca esteve em causa o valor artistico do mosteiro de Alcobaça, mas os meandros do concurso e a histeria de quem dirige a câmara em relação ao concurso/jogo. É que gastar 30 mil contos com ele é de municipio que nada em dinheiro.

Curiosamente quem leia o Região de Cister desta semana verá numa página do jornal a histeria do concurso, uma “palermice” da qual a própria UNESCO se demarcou, e foi noticiado pela RTP. Mesmo assim a Câmara teve necessidade de fazer uma conferência com algumas “eminências” da “cultura local” para justificar o que não tem justificação e como diz o Região de Cister “ o publico (pouco) agradeceu a lição”. Por nossa parte afirmamos que o folclore de garrafão continua a fazer carreira em terras de CISTER e a ser cumplice do seu atraso. Na página seguinte à noticia referida, a câmara informa dos 500.000 mil euros em investimentos para o concelho; investimentos tardios e necessários, mas que ninguém não sabe se irão realizar-se, com a extravagância como a Camara afirma. E quem esteja atento ao que se passa no concelho, facilmente liga a noticia a manobras de pirotecnia politica para distracção do vulgo e os custos caros e desnecessários da operação 7 maravilhas. Talvez por receio a que o mosteiro não seja eleito e o Sr. Sapinho perca esse momento de exibição “urbi et orbi”, comprado à custa de viagens para Lisboa e a votar, vezes sem conta, pelo telefone.
Também é manobra de distracção para impressionar pacóvios, trazer a Alcobaça, um arquitecto de nome Sisa Vieira. Será para projectar alguma coisa (????). Quando se sabe que praticamente o que ele faz é contestado, tanto em Portugal como no estrangeiro .

No meio das extravagancias, será que o senhor Sapinho se esqueceu de ter afirmado que a Câmara tomaria sobre si o custo do centro de saúde de S. Martinho, caso o Estado não realizasse a obra? No meio de tanta contradição apetece-me perguntar: O centro de saude já foi construido ou será que quem dirige os destinos da Câmara e o CONCELHO DE ALCOBAÇA TEM OS PÉS ASSENTES NA TERRA? Ou as prioridades concelho são MESMO A DESGOVERNAÇÃO E A AVENTURA...DESCARADAS ?
--------------------------------------------------------------------------
Pensamento :
OS POLITIOCOS SÃO TODOS IGUAIS EM TODAS AS PARTES. PROMETEM CONSTRUIR UMA PONTE INCLUSIVÉ ONDE NÃO HÁ RIO. (Nikita Krushov)
Bom fim de semana

20 comentários:

Verena Sánchez Doering disse...

te dejo un abrazo muy grande, un gracias totales y que sigas divulgando lo que se hace mal
la verdad que el mundo no ve que hay muchos que necesitan tanto
que sea un gran fin de semana y estes muy bien
besitos


besos y sueños

Ema Pires disse...

Olá António,
Pelo menos a Unesco demonstra ter sentido comum. Em todos os sitios há maravilhas e seria um trabalho sem fim classificá-las e nomeá-las todas.
O pensamento do Krushov é mesmo acertado. Os políticos sao assim e a maioria nao têm nem uma ideia original. Estando muitas vezes com eles devido ao meu trabalho posso dizer que sao aborrecidissimos e monotemáticos e com um horizonte muito estreito.
Beijinhos

Zé Povinho disse...

Apostar o dinheiro dos contribuintes num jogo, que é disso que se trata, não é sério nem aconselhável. O Mosteiro é belo independentemente dos telefonemas ou das votações e merece toda atenção e toda a divulgação, mas sempre tendo em conta toda a sua envolvente e o bem estar das populações.
Os foguetórios, as acções pacóvias e os aproveitamentos meramente eleitorais em nada beneficiam essa terra.
Abraço

Jorge P. Guedes disse...

Pelo que aqui tenho lido e depois de mais esta, tenho boas razões para concluir que...
em Alcobaça se gasta mal a massa!

Um abraço.

ANTONIO DELGADO disse...

Querida Freyja, gracias por tu visita y por tus animadoras palabras. De verdad que los poderes publicos gastan millonadas en tonterias, con tantas necesidades que hay. Buen fim de semana.

Besos
Antonio

ANTONIO DELGADO disse...

Ola Ema,
O texto da unesco é muito clarinho tal como aquele que o presidente do património egipcio divulgou. Para mim o mosteiro de alcobaça em nada fica beliscado, caso não esteja entre os sete . Ele é em si um valor inquestionável. O problema é o dinheiro gasto de forma desnecessária pelo presidente da camara de Alcobaça e que nunca terá retorno. Quando esse dinheiro é necessário para outras coisas mais urgentes como tento demonstrar. A frase de Nikita assenta como uma luva ao próprio president de Alcobaça. Conheço algumas dessas tua aventuras com os politicos e nao me esqueço daquele que levava a amante nas suas viagens ao estrangeiro.
Bjs e Bom fim de semana.

ANTONIO DELGADO disse...

Pois nao amigo Zé povinho,mas a ignorancia generalizada não permite grandes voos ou rascos de inteligencia. E em Alcobaça, um espaço onde a critica não existe sofre por isso e é lamentável quem critica na voz do presidente tem " uma mente pequena"...Ele é o Senhor da verdade o MEXIAS (MESSIAS) DA BENEDITA.

bom fim de semana.

antónio delgado

ANTONIO DELGADO disse...

Amigo J.P. Este elenco do PSD que governa a Camara Municipal de Alcobaça é o mais desgovernado que alguma vez passou pela idelidade desde o periodo liberal.Sem ideis, sem soluções,paraliza oconselho, transforma-o nem espaço fora do tempo e da realidade. Entrega obras a arquictetos sem concurso publico e a preços superiores aos de mercado,argumentando que o arquitecto,neste caso o Byrne, tinha boas relaçoes com o IPPAR...para fazer a reconfiguração do mosteiro e coisas do genero.

Admira-me como a IGAT , a Inspecção de finanças, a PJ,ainda não fez uma sindincancia como deveria fazer às contas e gestao deste elenco...mas tenho fé!

Bom fim de semana.
Antonio Delgado

Anónimo disse...

Essa governação, de facto, é do pior...
Um Abraço e Bom Fim de Semana

Anónimo disse...

Em política, e sobretudo em democracia, é muito importante saber aceitar as derrotas. O concurso das 7 maravilhas de Portugal é o que é, mas tem um impacte mediático muito importante que todos devemos saber reconhecer. O Dr. Sapinho está de parabéns e, por muito que isso nos custe, é nosso dever tirar-lhe o chapéu pela aposta ganha. Saiba ele agora usar desta importante vitória política à escala local, e com a força que ela lhe der, que concerteza dará, corrigir a sua trajectória no sentido de melhorar os destinos de Alcobaça. Urge a meritocracia, e urge libertar os partidos dos muitos medíocres que infelizmente os infestam...

Valdemar Rodrigues

A. João Soares disse...

Por todo o lado se gasta dinheiro sem lógica ou finalidade, sem coerência com a melhoria das condições de vida da população que devia ser o objectivo número um da governação.
É preciso fazer acordar o povo para que deixe de votar nos que já mostraram a sua incapacidade. O povo é responsável pelas escolhas que faz. Deve fazê-las de forma esclarecida e, se tem dúvidas, entregar o boletim de voto em branco.
Um abraço
AJS

José Lopes disse...

Agora é que ninguém cala o Sapinho! A seguir vêm uns festejos em honra da nomeação e o pessoal fica feliz. Pagam, mas ficam felizes.
A vida é assim aqui no nosso cantinho e lá vão eles cantando e rindo...
Cumps

Anónimo disse...

Sem ilusões, meu bom A. João Soares, deixe-me dizer-lhe o seguinte: o povo, enquanto ente colectivo desprovido de razão e de alma, jamais acordará em vida. Para desggraça nossa e de homens como o sublime Lopes Graça...

Em rigor, o povo só acordará cinco segundos depois de ter morrido. É essa precisamente a sua tragédia...

Um forte abraço,

valdemar

Alzira Henriques disse...

Caros Amigos,

Será uma vitória investir milhares de euros num concurso mediático que nada acrescenta ao bem-estar de Alcobaça?
O Mosteiro de Alcobaça já era uma MARAVILHA antes deste concurso, razão pela qual muito milhares de estrangeiros e nacionais o visitam anualmente. Mas, saem das comionetas e, em "fila indiana" dirigem-se ao Mosteiro, entram, vêm e, logo de seguida, fazem o caminho de retorno às camionetas, sem deixar qualquer outra mais valia em Alcobaça que não seja a satisfação de terem visto e conhecido a nossa Maravilha.
Será que o Sr. Presidente da Câmara, ao longo de três mandatos autárquicos, alguma coisa fez para alterar este circuto????
NÃO. E, aí sim, é que valia a pena investir. Criar e divulgar roteiros turísticos, que levem os turistas a permanecer em Alcobaça, dinamizando o nosso comércio, a nossa hotelaria e o nosso património (que não se resume ao Mosteiro...).
Esperemos para ver qual o resultado dos elevados gastos feitos pela Câmara neste concurso mediático...
Esperemos que o resultado não tenha sido ou seja, o egocentrismo de alguém que se sentiu "o maior" por ser mostrado nas televisões...
O desafio está no ar.
Na verdade, nenhuma das obras levadas a cabo por este elenco camarário originou ou tem capacidade para originar criação de riqueza e/ou desenvolvimento económico para o Concelho de Alcobaça...
O futuro nos dirá qual a mais valia deste concurso "maravilha" (pelo menos para os bolsos de proprietários de estações de televisão e empresas de telecomunicações).

Anónimo disse...

Caros João Soares e Alzira Henriques,

Todos conhecemos os números e as manhas deste folclórico concurso das 7 maravilhas. Mas temos de conceder que nada disso é hoje importante. A bovinidade geral da maioria do povo português (e europeu também), associada ao gileano e crescente medo de existir, fazem com que só interessem as coisas "chocantes". Nenhum arquitecto de renome pode hoje ter sucesso e ser falado se fizer um projecto pouco polémico. O Siza Vieira que transformou a Av. doa Aliados num deserto de pedras e cimento foi assim que fez. E todos falam dele, a começar pelos jornalistas. O mesmo acontece com os políticos locais: receberem num estádio de futebol um vencedor do Big Brother (isto aconteceu em Peniche há alguns anos) garante-lhes o aparecimento em todos os jornais e em prime-time nas televisões, o que nunca aconteceria se prestassem homenagem ao honesto trabalho ou à carreira de algum artista ou engenheiro da sua terra. O mundo está assim e a bovinidade geral, que é a mesma que alastra pelos partidos, é disto que gosta e é a isto que dá valor. Veja como o PSD ganhou em Alcobaça mais um vereador nas últimas eleições, feito que poderá repetir nas próximas se o Dr. Sapinho prosseguir na sua estratégia. O povo traumatizado, violentado, amedrontado, é incapaz de raciocinar. Muito pouco o separa do animal... e é àquele que se mostrar mais forte que o povo se juntará e louvará como chefe...

Pura ecologia...

Valdemar

Anónimo disse...

António Delgado.
Passo aqui para repassar a ti, todo meu desejo de uma excelente semana cheia de realizações e energia construtivas.
Firme e adiante!!!

Abraços.

Anónimo disse...

Como Alcobacense ADOPTIVO, quero dar os parabéns a todos aqueles que fizeram da eleição do MAGNIFICO MOSTEIRO DE ALCOBAÇA a 1ª MARAVILHA de PORTUGAL. Quero dizer que estando Eu em FRANÇA a quando desta votação, recebi os parabéns de colegas meus por mais uma vez, o POVO PORTUGUÊS reconhecer ALCOBAÇA como uma cidade a visitar e conhecer aquilo que os nossos antepassados deixaram e sobretudo nós hoje termos preservado e melhorado para todo o MUNDO ver e apreciar. Bem hajam todos aqueles que colocam a sua cidade onde nasceram à frente sa lutas politicas. Parabéns ALCOBAÇA, parabéns gentes de ALCOBAÇA que uma vez mais mostraram que são um povo que sabe ganhar e receber quem vem por bem. Obrigado a todos os Alcobacenses.

zé lérias (?) disse...

Neste país já pouca coisa há por onde se lhe pegue... creio até que não é só por cá, infelizmente, amigo António.

A. João Soares disse...

Não podemos ser derrotistas, não devemos resignarmo-nos. O País é nosso, temos de contribuir para o su desenvolvimento a começar pelos valores éticos, os de participarmos na vida social, política e económica.
O Do Miradouro tem sempre temas novos e sugiro a vossa visita e comentários. Não podemos deixar que os problemas do País passem por nós e fiquemos quietos e impassíveis.
Abraços

Anónimo disse...

Fica o convite para que visitem este novo blog alcobacense que se pretende totalmente aberto à discussão dos problemas e potencialidades ambientais do concelho de Alcobaça (ambialcobaca.blogspot.com). As vossas sugestões e alertas são muitíssimo bem-vindas. Para começar apresenta-se uma visão sobre o litoral do concelho e os seus problemas ambientais. Sugere-se ainda a leitura do primeiro postal do blog, sobre o espírito geral do blog.