sábado, julho 21, 2007

EPISCOLÂNDIA



Rembrandt, "O monge na seara" gravura.


Estupefacta. Desconcertada. Decepcionada, poderia acrescentar. Não compreendo a Conferência Episcopal deste nosso país (quero dizer que não é só deles). Tinham outra ocasião de sair para a rua para manifestar a sua iracunda (mistura de santa indignação e reaccionarismo), e pelo que parece, estão a desaproveitá-la. Sinto-me decepcionada.
É que já os estava a visualizar, como se diz agora, todos juntos, indo de Sol a Génova, (ou aonde lhes parecer melhor exibir as suas mensagens), levantando cartazes com slogans parecidos a estes: “Não à persecução dos padres pederastas de Los Angeles”, “Basta de relatar maus tratos sexuais tapados pelos bispos”, “Devolvam ás Suas Eminências os 478 milhões de euros que lhes tiraram de indemnização”, “Abaixo os meninos provocativos e as meninas indecentes”, “Nós consagramos, nós ocultamos”, “O meu corpo é meu”, A sacra Pederastia unida nunca será vencida” e “Voltarei e serei milhões”. Gosto particularmente deste último porque, embora pareça uma frase pronunciada por Che Guevara como premonição da sua actual abundância de efígies, a sua autora foi Eva Perón, desdenhada pelo Vaticano por ter sido actriz e mulher de costumes alegres.
Pareço-lhes brutal? Pois nem a décima parte do brutal que poderia ser cada vez que penso na Ingerência Episcopal. Mas consigo conter-me.
Se não me contivesse ia perguntar-lhes, por exemplo, porque levantam tanto a voz para proteger as crianças deste país contra uma educação cidadã dada nas escolas; e porque se calam tanto quando se descobrem casos de abusos sexuais perpetrados por sacerdotes nos colégios e paróquias. Dir-lhes-ia: Vocês são mesmo distraídos. O pio frenesi cega-lhes os olhos. Não compreendem que uns meninos que crescem no erro (a ética), são muito mais provocadores para a sodomia, e umas meninas educadas na aberração (os direitos e os deveres), resultam irresistíveis?
Mas não vou ser tão brutal, porque é uma atitude imprópria de mim. Assim que vamos continuar com o tema da manifestação pró-clero pederasta de Los Angeles.
Têm o tempo justo para a preparar de aqui até sábado. Maruja Torres

15 comentários:

Menina do Rio disse...

É...E viva a Santa Hipocrisia! Os falsos votos de castidade, a opulência do clero e seus rigores morais que só valem da porta (da igreja) pra fora!

Um beijo

Homeronica disse...

Estas practicas torcidas (la de los pederastas) son delitos graves que deben ser castigados con la cárcel. La iglesia no debería ocultar ni proteger a los delicuentes vestidos de sotana. H.

Jobove - Reus disse...

en un principio el hombre creo a dios a su imagen y semejanza, entonces se echo a descansar y dijo "vaya mierda he creado, esto me traerá problemas" y hasta la fecha

obrigado

Ema Pires disse...

O que nao compreendo é que ainda tenham clientela.
Beijinhos

ANTONIO DELGADO disse...

Amiga Menina do Rio,
É verdade, para fora sao santos e dao lições de moral que deveriam aplicar a eles (alguns e dentro) em primeiro lugar.
Beijinhos

ANTONIO DELGADO disse...

Amigo Homero,
Es que la verdad es que "Clama al cielo", que a menudo esa gente simplemente sea cambiada de parroquia, y... a seguir con lo mismo en otro sitio.
Un saludo

ANTONIO DELGADO disse...

Amigo te la maria,
Pues sí, una verdadera chapuza. Y los representantes, que le voy a contar...
Un abrazo

papagueno disse...

Aí está a hipocrisia nos seus valores mais altos. os mesmos que defendem o direito á vida de crianças que ainda não nasceram sãos os mesmos que se esquecem das que já cá estão.
É por isso que vão cada vez mais perdendo fiéis a favor de outras crenças.
Um abraço

ANTONIO DELGADO disse...

Querida Ema,
Na Igreja, como nos partidos, há muito bons, bons, razoáveis e péssimos e estes últimos parece que dominam, quer num lado quer no outro.
A fé, como as ideologias sao muito bonitas, mas quando se desvirtua, da no que da.
Beijinhos

sonhadora disse...

Sempre interventor!
As férias chegaram. Parto amanhã. Levo todos no coração. Os meus sonhos só foram possíveis porque acreditaram em mim e deixaram-me sonhar.Obrigada!
Lindo, este poema!
Deixo beijinhos embrulhados em abraços

sonhadora disse...

Sempre interventor!
As férias chegaram. Parto amanhã. Levo todos no coração. Os meus sonhos só foram possíveis porque acreditaram em mim e deixaram-me sonhar.Obrigada!
Lindo, este poema!
Deixo beijinhos embrulhados em abraços

Anónimo disse...

Concordo quando diz que os Péssimos dominam quer na igreja que nos partidos, pois se a fé move montanhos os hopócritas fazem com as montanhas percam o seu real valor...

ANTONIO DELGADO disse...

Amigo Papagueno é isso mesmo e pena é que haja uma bula especial na imprensa portuguesa e estes casos não se denuncie igualmente em Portugal. Recordo há anos um padre que fugiu para o Brasil devido a uma situação relacionada com sexo e se a memoria não me falha com um homicidio pelo meio.

Um abraço fraterno.
António

ANTONIO DELGADO disse...

Amiga Sonhadora,

Obrigado pelo sua visita e suas palavras que são sempre de sonho . envio-lhe beijos embrulhados em desejos de boas ferias e muita felicade E ALEGRIA PARA DISFRUTAR DELAS e... não esqueça que o SONHO COMANDA A VIDA!

AFECTOS DO ANTONIO

ANTONIO DELGADO disse...

amiga XREIS, obrigado pela sua vista. Considero, como disse, que nos partidos há bons e maus politicos como na igreja há bons e maus, padres, bispos, diaconos e demais funcionarios do culto católico. De qualquer forma não devemos de confundir ideias com certas pessoas. No caso da ireja a questão choca muito porqe há nitidamente um desajuste muito grande entre o ser o dizer e o fazer.

um abraço fraterno.
António