quinta-feira, janeiro 10, 2008

POLITICAS SEXY E DE BOULEVARD


Nicolas Sarkozy, sendo o primeiro presidente divorciado a ocupar o Eliseu, é também o primeiro presidente que põe em palco a vida privada como uma categoria acrescida a uma estratégia de comunicação que nunca mais parou desde que foi eleito. Precedeu a uma outra novela que foi crise matrimonial e as separações temporárias com a esposa, problemas matrimoniais, tudo para dar dele uma ideia de presidente mais humanizado fora dos adjectivos políticos como tecnocrata, ambicioso, pragmático, liberal, atlantista, europeísta, como era conhecido. O divertido desta questão é que os episódios em cadeia deste novo político também fabricado pelo “marketing” parecem ser decalcados nas histórias saídas do principado do Mónaco adaptadas ao Eliseu... num admirável mundo rosa que parece que se inicia.

O enorme esforço que tem realizado a mulher moderna desde os séculos XIX e XX para conquistar os seus direitos, talvez alcance a vitória neste. Se hoje o poder que detém um executivo é ainda proporcional à longitude das pernas da sua secretária, no futuro será a qualidade dos músculos masculinos, a evidência que ponha no volume muscular, a sua disposição para exercer de amante ao minuto ou à la carte. Serão estas características que determinarão ao homem encontrar um bom posto de trabalho e uma rápida colocação, quando as mulheres libertadas ocupem os altos cargos de chefia.

Para esse tempo supõem-se que todos os rapazes terão de ter dois cursos, saberão quatro idiomas e terão feito uma série de “masters” em Harvard ou na Sorbonne. Somente os fará diferente um corpo mais ou menos esplêndido, como sucede às raparigas preparadas que ocorrem a entrevistas para conseguir um posto de trabalho, sendo que o critério do físico da mulher é catalogado pelo olhar inseminador oculto no inconsciente dos chefes.

Este darwinismo cruel da beleza feminina pode vislumbrar-se em escritórios, bancos e ministérios. À medida que qualquer um sobe os andares nobres de uma multinacional ou entra mais no núcleo duro do seu poder, encontra as empregadas e as secretárias mais fascinantes. Neste trajecto parece que se produziu uma selecção natural quase cavalar, de modo que as formas femininas foram-se depurando até alcançar a perfeição das medidas de ouro e com elas inundam esse ambiente hermético donde se estabelecem insonoras dentadas de tubarão e jacaré e ao mesmo tempo uma batalha entre a sedução das que obedecem e o pólen dos que mandam. Quando as mulheres no futuro substituiremos homens nos postos de decisão, coisa que sucederá já neste século, elas estarão sentadas atrás da secretária e os secretários e os outros subalternos serão valorados pelas horas que dedicaram no ginásio de musculação. De acordo com este propósito a executiva moderna dirá ao tipo que pede trabalho: (tem um grande expediente, mas à parte da sua alta preparação, estará o cavalheiro disposto a acompanhar-me um fim de semana às Ilhas Fiji e na semana Santa às Caraíbas? Ah! que quer de prenda para a sua noiva?)

No futuro o homem terá que estar sempre em forma, maquilhado e disponível. A competição será terrível. Quando receba a ordem e abandone o escritório, elas por detrás da secretária, na poltrona, também observarão a qualidade das musculaturas e deles farão grandes projectos como Glenn Close no papel de Alex Forrest a Dan Gallagher ( Michel Douglas) em Atracção Fatal!

PS. Um excelente ano de 2008 a todos os leitores, colaboradores e profissionais que elaboram o Jornal de Leiria. Aproveito para rectificar um dado impreciso que escrevi na minha última crónica dedicada ao presidente da Câmara de Alcobaça: onde afirmei que ele não tinha feito a declaração de impostos durante sete anos quando aquilo que não fez foi a declaração de rendimentos ao TC nesse mesmo período. António Delgado in Jornal de Leiria 10/1/2007
Felicito ainda o Dr. José Carvalho Pedrosa, pelo excelente e esclarecedor artigo titulado, "Alcobaça e o Hospital Oeste Norte", saído na penúltima edição do semanário Região de Císter.
Destaco , como fiz noutros momentos, um blog ( Té la mà Maria) de Réus Catalunha, por tratar um tema sério mas com muito humor ... Como Fazer Feliz uma mulher ( com fer feliç a una dona ...en Catalão)