quinta-feira, janeiro 25, 2007

FALECEU OLIVEIRA MARQUES

António Henrique Rodrigo de Oliveira Marques( Nasceu em S. Pedro do Estoril em 1933 ― Faleceu em Lisboa, 23 de Janeiro de 2007)
Professor catedrático, leccionou em várias universidades nos Estados Unidos e em Portugal, na Universidade de Lisboa e na Universidade Nova de Lisboa. Com uma vasta produção historiográfica o Prof. Oliveira Marques foi especialista em História Medieval e da Primeira República Portuguesas. Sendo um homem empenhado nas lutas pela liberdade, foi afastado da Universidade Portuguesa no tempo da ditadura e só com o vinte cinco de Abril regressaria. Ocupando então lugares de destaque. Foi um dos instaladores da novel Faculdade de Ciências Sociais e Humanas na recém fundada Universidade Nova na década de 70. Foi ainda Director Geral da Biblioteca Nacional de Lisboa.
Em 1998 o Presidente da República condecorou-o com a Grã-Cruz da Ordem da Liberdade.
A Historiografia Portuguesa ficará muito mais pobre. Homenageio o intelectual, o homem, o humanista mas sobretudo o amigo que tanto contribui para a inovação da historiografia em Portugal. Paz à sua Alma.
Será hoje (24/1/2007) inumado no cemitério dos Prazeres.
Blogs amigos que fazem homenagem a Oliveira Marques. A VOZ DO POVO e MOMENTOS & DOCUMENTOS

8 comentários:

Anónimo disse...

Que o Grande Mestre descanse em Paz e que todo o seu legado perdure para iluminar novos investigadores e novas descobertas.


"Ser historiador é estar sempre na oposição, sem esmorecer, produzir um discurso liberto de esquematismos e de preconceitos, nao atribuir "uma" verdade às coisas do passado, antes compreender e dar a compreender que a história humana é complexa, infinitamente complexa, sem por isso ser incoerente."

Denis Crouzet in "Os Historiadores"

ANTONIO DELGADO disse...

Amigo Ludovicus Rex

Faço minhas as suas preclaras palavras e que o espirito do legado de O.M. nos ilumine SEMPRE.

Cordialmente
Antonio Delgado

PS. A sua citação é muito oportuna neste blog.

Anónimo disse...

Passou ao Oriente Eterno um Homem, um Amigo, um Irmão, um expoente da história e do Humanismo mundial.
Foi e continuará a ser para todos nós o exemplo de Ser cuja filosofia de vida se centrou no respeito pelos Homens e pela Humanidade, enquanto valores essenciais a uma sociedade que queremos mais Justa, Livre e Fraterna.
Sigamos-lhe o exemplo, vivendo com a Humildade Obreira que caracterizou toda a sua vida.
Alzira

Anónimo disse...

mais uma grande perda!mas ao menos, poderemos recordar as suas obras e fazer perdurar a sua sabedoria.
e, já agora, benvinda, alzira, já tinhamos sentido a sua falta!

Anónimo disse...

Olá Lúcia,

Obrigado pela sua observação.
De facto, tenho andado bastante ocupada com o trabalho e com a Campanha pelo SIM à IVG.

ANTONIO DELGADO disse...

No foi só a Lúcia que notou a ausencia EU ESPECIALMENTE NOTEI e também muitos dos postadores deste blog e os seus leitores. BEM HAJA O MOTIVO DA TUA AUSENCIA . Estás desculpada por causas como esta.

Bjs.

Luis Moutinho disse...

O Professor Oliveira Marques era um intelectual insubstituível. A sua obra perdurará enquanto perdurar em cada um de nós. Um abraço,

ANTONIO DELGADO disse...

É verdade Luis!
obrigado pela tua visita
Um abraço