segunda-feira, junho 18, 2007

DESERTIFICAÇÃO



Fez dois dias que foi comemorado o DIA MUNDIAL DA DESERTIFICAÇÃO E SECA e responsáveis do projecto DesertWatch da AEE, informaram que o nível de desertificação em Portugal, Itália e Turquia - é dos mais elevados da Europa”. Portugal está mesmo na terceira posição desta lista.

Foi o Sr. Ministro Mário Lino quem nos alertou, na sua infeliz estirada ,que a margem sul era um deserto. A norte do rio Tejo o presidente da Câmara de Alcobaça, autorizou que se construíra, em pleno centro da capital do concelho, junto ao mosteiro, um imenso areal, transformando aquela zona num deserto como é conhecido pelos locais e como designam, estupefactos, os forasteiros que nos visitam. Sem projectos que una as pessoas Alcobaça é governado de forma autista além de que o concelho está vetado ao abandono! Passar o olhar sobre o concelho é ver sinais alarmantes de desertificação; Povoações velhas e cheias de casas abandonadas e em ruínas, população velha, instrução muito baixa. Campos incultos e agricultura inexistente. Desemprego elevado. Investimento nulo ou quase. A capital do concelho é aquilo que já mostramos: um verdadeiro travesti urbanístico! “Bonito” pela frente mas com excesso de casas degradadas por detrás e em pleno centro histórico. UMA VERDADEIRA CULTURA DE RUINA ASSOLA O CONCELHO E É O RETRATO MORAL DE QUEM O GOVERNA. Há pouco tempo em mais uma das suas estiradas lapidares, o presidente da CM de Alcobaça, na sua futurologia pueril, dizia que Alcobaça poderia ser uma capital do comércio. O deserto implantado no coração da povoação bem o contraria e é o símbolo eloquente da secura e aridez das suas ideias e as casas em ruínas , abandonadas em venda e a cair, bem como dos campos do concelho outrora férteis, mas abandonados demonstram a mentalidade decrépita, velha, atávico e sorumbática como o concelho está a ser governado .
A praxis do sr. ministro Mário Lino e do presidente da Câmara de Alcobaça são ilustrativos exemplos do alarmante relatório do projecto DeserWatch.