quinta-feira, julho 19, 2007

QUANDO É QUE ALCOBAÇA DESPERTA?

Sensatamente QUERO e tudo farei para que os Munícipes de Alcobaça saibam que há minúsculas opiniões” Gonçalves Sapinho in Editorial da Revista Municipal Abril 2004.

As circunstancias especificas de Alcobaça são actualmente negativas (...) . Teve um centro de prestigio, mas que hoje está vazio – e é esse vazio que funciona como factor de repulsão, na medida em que ele é a demonstração, pratica e objectiva, DE QUE A CIDADE DE ALCOBAÇA NÃO REVELA CAPACIDADE PARA GERAR UM PROJECTO CONFIGURANTE PARA SI PROPRIA, PELO QUE NÃO CONSEGUIRÁ PARA O CONCELHO. (...) É de esperar que Alcobaça revele uma crise de identidade quanto ao seu futuro (que é uma crise de continuidade com o seu passado) e essa crise de identidade se repercute numa indeterminação quanto à sua referenciação espacial, tendo como consequência que não saberá que ligações privilegiar - se com Leiria ou com Caldas da Rainha, se com Lisboa ou com Coimbra, se com a região Oeste ou com a região Centro.

(...) se o Mosteiro, como antigo centro de prestigio, é repulsivo, as actividades nos sectores de capilaridades ou são estritamente locais (e não permitem assegurar a continuidade dos actuais níveis de rendimento) ou são centrifugas (e tendem a transferir-se para fora do concelho, podendo mesmo assumir manifestações de segmentação desta divisão administrativa na expectativa de conseguirem maior relevância se estiverem integradas noutro concelho).

Sem iniciativas que alterem estas tendências fortes – e que já tem mais de um século, (...) o futuro de Alcobaça é menos favorável do que o presente, porque mesmo o que existe tenderá a degradar-se por falta de estímulo para a sua renovação. Essa previsão desfavorável acentua-se se também no quadro nacional tiver uma evolução marcada pelos sinais de crise, pois a resultante última destes processos locais e nacionais será a de que não se conseguirá, aproveitar o efeito da mudança que é gerado pela integração do espaço europeu: Por outras palavras, Alcobaça será um ponto isolado no interior de uma periferia, sem atractividade e sem qualificação
” In Avaliação Estratégica das Condições de Desenvolvimento do Concelho de Alcobaça. Saer Lda. Edição Câmara Municipal de Alcobaça. Alcobaça 2004. pag. 99 e 100. O estudo foi dirigido pelo antigo ministro da Economia Prof. Hernâni Lopes.

Como Alcobacense perturbam-me os sérios problemas que Alcobaça e a região afrontam mais aqueles que se avizinham e que os partidos (alguns) e os Alcobacenses ( alguns) se deixem narcotizar por (ir)responsáveis e, adoradores de "bezerros de ouro" que andam entre Alcobaça e Lisboa ou vice versa, a brincar com um telemóvel como as crianças irresponsáveis e deslumbradas com o primeiro brinquedo que mexe e toca. Será a brincar que os problemas sérios de Alcobaça se afrontam ? Quando é que Alcobaça desperta e deixa de andar narcotizada com tanto desgoverno bruto?