quarta-feira, janeiro 30, 2008

DRAMAS DE UMA GRANDE MULHER.



Por vezes imagino os lugares cheio de espíritos que no silêncio dos caminhos e por detrás das árvores nos olham e espreitam para nos atemorizar. As suas vozes murmuram em cada brisa e conspiram nas sombras das árvores e da vegetação por quase todas as sendas ermas. São sons e vozes que não entendemos mas ensombram quem ousa entrar no seu domínio. Ai vivem invisíveis, como as cidades de Italo Calvino, abandonados pelos corpos cuja luz existe perdida no espaço igual à das estrelas extintas há milhões de anos e vista em noites de luar. Cada corpo de pessoa que desaparece é uma estrela nova que surge no firmamento diz um conto... Talvez, um dia possamos ver a luz que vaguei desses corpos, perdida algures, e recuperar a sua história quando a física o permitir. A Senhora que vos mostro neste vídeo, bem como as histórias que narra e vividas por ela podem representar a memória de muitas mulheres e de muitos lugares e os dramas que neles se viveram e vivem no corpo e alma das mulheres. Mas, as histórias aqui contadas podem ser também representativas do desempenho do papel da mulher nas sociedades rurais. Histórias por vezes dramáticas vividas no silêncio que tudo devora até a memória da nossa existência...algum dia. Depois, também nós transformados nesses mesmos espíritos e talvez, aqueles que nos substituam, ao passear pelos mesmos lugares poderão sentir ou ouvir, tal como Moisés na Montanha uma voz , trazida pela brisa, dizer: “tira as sandálias dos pés, porque o lugar em que estás é uma terra santa” (Ex. 3.5).

-Voltarei a visitá-la... tal como lhe prometi!







Ps. Esta história é uma das muitas que recolho nos passeios que faço pelas povoações da minha terra. São parte de um diálogo que mantenho com ela, a sua gente e sua história.

OS ECOS E COMENTÁRIOS HOJE EM DESTAQUE NO CLUBE DOS PENSADORES.

30 Janeiro 2008

RÁDIO - PROGRAMA « CLUBE PENSADORES»

Programa na RCM irá para o ar -quarta-feira - dia 30 ,entre as 19h e as 20h.Joaquim Jorge desta vez não convida ninguém , estando em estúdio sozinho, com Susana Ferreira . Contudo haverá mais tempo para telefonemas no programa. É uma das formas de dar voz às pessoas e que têm coisas importantes a dizer e com muito interesse.Há um espaço que os interessados poderão entrar em directo no programa de rádio :1 – Via telefone através do número 229381756 - Via net através do blogue http://clubedospensadores.blogspot.com/ , na hora as opiniões dos internautas serão lidas e tidas em conta para a discussão.Esta emissão estará disponível online a partir do site http://www.rcmatosinhos.com/ ou com a frequência 91.0 no seu rádio. Será conduzida por Susana Ferreira.O programa tem 2 rubricas:Ideias K : Maria Teresa GoulãoBlogues - convidado o blogue " Ecos e Comentários" do autor António Delgado
Participe , opine , pratique cidadania.
Clube dos Pensadores

PS. Informação retirada do blog Clube dos Pensadores.
Faço uma lista de links ,de postagens neste blog e que julgo de interesse para os ouvintes. com ela poderão conhecer um pouco o espírito de este espaço de cidadania. Mas melhor será fazerem uma viagem por vossa conta. As imagens e recriações são igualmente da minha autoria. Cordialmente.
António Delgado