quarta-feira, dezembro 27, 2006

...AQUI JAZEM!
















(...) la puerta principal tiene delante un extenso campo y plaza que causa el mayor contento para los ojos de los que la miran a la cual se sube por una escaleras muy anchas y espaciosas donde está un cementerio que en otros tiempos estaba ocupada, ademas, por una capilla donde estaban sepultados algunos reyes e infantes que ahora estan dentro de la iglesia” cit. Fray Hieronimo Roman 1599, In Antonio Delgado "Estética de la Muerte en Portugal"

O deserto foi, várias vezes justificado na “requalificação" devido a descrições de forasteiros, mas nenhum, como Fray Hierónimo, teve a precisão de indicar um cemitério que por diversas vezes circulou naquele amplo espaço, sendo a ultima pelas cercanias de extinta Igreja Nova.

O desenvolvimento sustentado e a defesa do património não dão votos”, daí a corporação municipal, quando não promove, parece que tolera em termos urbanísticos a ruína fraudulenta quer da cidade quer do concelho. Em Alcobaça, capital, foi o “fazer” e “refazer” e voltar a “fazer” na zona histórica com a "requalificação". Chamando um “arquitecto estrela” para justificar opções de todo duvidosas. Num processo que nega o urbano e a cidade enquanto espaço de troca e integração. Acabando, esse mesmo processo, por multiplicar desigualdades, impondo apenas um efeito ostentoso e emblema arrogante de um certo poder económico que não é real! E, um capricho presunçoso de um politico sem visão estratégica...nem, que se saiba, qualificação em gestão! AQUI JAZEM muitas das esperanças dos Alcobacenses. Alcobaça capital e Alcobaça concelho, caminha assim pela mão dos actuais governantes para uma DEGRADAÇÃO PROGRAMADA, onde se perspectiva URBICIDIOS e URBANICIDIOS ainda mais acentuados num curto espaço de tempo.
PS. Todo o comentário bem disposto e elevado e é sempre bem acolhido.