segunda-feira, abril 23, 2007

OS DUPONT E DUPONT DE ALCOBAÇA


Pelas fotos das respectivas poses do presidente e vice-presidente da camara de Alcobaça parece que estamos na presença da versão local dos Dupont e Dupond. Pela postura corporal quem imita quem? No entanto tanto na foto do vice presidente, como na do presidente, não consiguo entender se na altura do "Click" estavam a coçar a orelha ou a limpa-la ou a sugerir aquilo que manifestamente não são...pensadores! E no caso do vice presidente estará ele a ensaiar uma pose? Talvez por imaginar que o chefe possa ser destituído devido ao assunto das impostos que não declarou . Não andará, o vice presidente a fazer figas e a pôr velas à Virgem para que isso aconteça? Imagino também o sr. Paulo Inácio a roer as unhas, incessantemente e a ficar com olheiras por saber que está fora desta competição... ele que até parece ser tão competente !
Ps. Todo o comentário bem disposto e elevado é bem vindo.

ALCOBAÇA CHIQUE




As imagens são para afirmar o que qualquer simples mortal verificará deambulando pela povoação. São verdadeiros estímulos para o espírito entender a mentalidade local, cujas conclusões cada um fará as suas. O pequeno levantamento iconográfico, para juntar aos anteriormente expostos neste blog, mostram canteiros com couves, cebolas, favas, tomates, feijão verde, plantados em terrenos junto a passeios públicos e onde também se constroem assadores. O passeante verificará facilmente um desordenamento de fios e antenas televisão em todas as ruas e pelas paredes, varandas e telhados das casas. Uma enormidade de casas em ruínas e em venda o que é um bom sintoma de decadência de uma terra. Parte das casas são de um dos maiores capitalistas da região e ao que parece ninguém ousa chama-lo à razão para a terra que o ajudou a acumular os seus bens. Das margens dos rios, no interior da povoação saem esgotos que lançam águas com cheiros nauseabundos para os leitos. Pelas ruas há estandais de roupa, multicolor, alguns a invadirem o próprio passeio público. As sinaléticas a indicar as povoações e os sinais de trânsito, são um verdadeiro dédalo, parece que não há regras. Há uma série de outros sinais, estes de publicidade parasitando o poste... não sei se isto é permitido. O aspecto visual do conjunto é de uma verdadeira zona periférica e sub-suburbana: “BIDONVILLE”. Alguns destes sinais parasitas são em madeira e pintados à mão... como alguma cerâmica local. Todas estas pérolas são na actualidade ícones de identidade de uma terra que alberga um monumento património da humanidade. Mas que pela mão do seu actual presidente e com a ajuda de toda a equipa partidária que o acompanha (PSD) tem-se de facto tornado “ CHIQUE”.
PS. Incluímos a foto do Vereador do Ambiente, aquele que segundo Ana Branco “ concorreu a fiel de Armazém da Câmara ficou mal e agora é vereador” in Região de Cister 1/3/2007.

Ps. todo o comentário bem disposto e elevado é bem vindo.