quarta-feira, setembro 19, 2007

DESCOBERTA SURPREENDENTE


As universidades americanas, são muito afeiçoadas a fazer estudos bastante chocantes sobre toda a classe de assuntos, e de vez em quando surpreendem-nos com descobrimentos que nunca teríamos imaginado.

Agora, ao que parece, um estudo da Universidade de Nova York , demonstrou que o cérebro das pessoas de tendência “ esquerdista” funciona de maneira distinta ao dos que são de “direitas”. Os científicos chegaram à conclusão de que as diferenças se dão no momento de improvisar perante situações inesperadas, onde os de esquerda se mostram mais flexíveis que os conservadores, aos que ao parecer lhes custa mais trabalho reagir se querem mudar de hábitos. De todo isto se deduz que os chamados “progressistas” são mais inclinados e abertos a variar de opinião, e os de direitas mais fechados às mudanças. Demasiado de livro, não é?
Felizmente, o estudo termina dizendo que o voto não está determinado “apenas” pela actividade neuronal; influem muitos factores educacionais e culturais. Esqueceram-se de nos dizer o que se passa com os neurónios dos que não somos “adeptos” nem de uns nem de outros. Alivia-me muito pensar que pertenço a um grupo que podíamos chamar de “neurónios livre”. Estes americanos!

O texto por ser divertido reproduz-se e é uma carta extraída da secção de cartas ao director do jornal El Pais de hoje 19/9/2007. Foi enviada pela senhora Maribel Egido Carrasco. Coca , Segóvia. A noticia que considera esta senhora, foi publicada no mesmo jornal em 17/9/2007