terça-feira, abril 17, 2007

"OURICIDIOS" E DEMAIS MATANÇAS.


Todos os dias em que tenho que circular na estrada, o meu coração morre um bocadinho... Não, não é a condução dos por­tugueses que me coloca em tal es­tado, mas sim algo mais triste: os animais abandonados ou esmaga­dos pelas bermas ou no meio das es­tradas... Um cão, ou uma matilha, o hábito ancestral de se juntarem ao infor­túnio comum, um gato... animais irracionais, como os classificam, que talvez apenas o sejam devido à nossa irracionalidade. Já me acusaram de ser extremis­ta, por me preocupar demasiado com os animais quando me deveria preocupar principalmente com os hu­manos, mas essas pessoas es­quecem gue, ao pensar nos ani­mais, há muito mais tempo que me preocupo com o ser... humano. Ma­hatma Ghandi disse "A grandeza de uma nação e o seu progresso moral, podem ser avaliados pela . forma como tratam os seus ani­mais..."

Na minha opinião, esta ex­pressão não é radical, apenas sig­nifica que, quando os homens, numa determinada sociedade,estão satisfeitos com os seus go­vernantes, com a situação eco­nómica do país, com o sistema educativo, enfim, com a satisfação das suas necessidades básicas e com a perspectiva de um futuro prometedor, sobra tempo e di­nheiro para se criarem leis de pro­tecção e respeito pelos animais. Enquanto vivermos num país com o cenário que descrevi no início, a con­clusão que posso tirar, é que os se­res humanos andam a sentir-se mui­to abandonados...
“ Cit. Cristina Ascenso professora em Alcobaça. Semanário Região de Cister 6/10/2006

Além de compartir as ideias expressas na carta ao director, desta leitora, acrescento ainda uma referência aos animais selvagens ( ouriços, texugos, raposas e ginetos) que muitas vezes são mortos, nas estradas, apenas para saciar o prazer sádico e gratuito dalgum condutor com instintos obscuros e que tem no carro um meio de se manifestar... como verifiquei! Detalhes como este infelizmente denotam a urbanidade de alguns portugueses. Não sei se nas escolas as crianças são sensibilizadas para este tipo de problemas ecologicos, ambientas e de civilidade. Deveriam de ter uma cadeira. O “ouricida” praticou o crime na estrada entre o Silval e o Arieiro.
Ps. todo o comentário bem disposto e elevado é bem vindo.