quarta-feira, outubro 03, 2007

ACESSOS A W.C.s PÚBLICOS.



Em Julho vimos como o Chichi e Obrar estavam associados ao desenvolvimento local e como Alcobaça se mantinha na linha da frente em termos turísticos, devido à sua peculiar forma de receber forasteiros, que alguns designavam-nos mesmo por talibãs. Voltamos às políticas do chichi e do obrar, para ver o percurso, marcado a azul e que terá de fazer quem tenha necessidades fisiológicas, desde as escadarias do mosteiro aos WC públicos. Os vídeos mostram parte das barreiras arquitectónicas ao longo do trajecto, num percurso mais parecido a uma prova de perícia física igual às dos concursos da TV. Só depois de estas serem exercitadas num espaço compreendido entre, 50 a 70 m, o cidadão poderá aceder ao local onde irá encontrar o tão almejado sítio para o seu alívio.

Um percurso de mais ou menos 50 a 70 metros em linha recta e a céu aberto. Imaginem igualmente o mesmo trajecto para pessoas com handicaps (idosos, deficientes motores, cegos, pessoas em cadeiras de rodas, mães com carrinhos de bebés).

Pela concepção das obras estas parecem querer dizer: “se as pessoas têm handicaps, o problema é delas, não os tenham e quem tem dificuldades que fique em casa. Os idosos devem é de estar sentadinhos e sossegados a verem televisão. Aí, sim, estarão bem. A rua é para pessoas de corpos Danone e não para pessoas com problemas físicos. Onde se viu pessoas em cadeiras de rodas, cegos ou outros deficientes andarem por aí a passear? Alcobaça terra de espírito fradesco - alguns querem que os frades voltem - só não querem é pessoas com handicaps. XÔ fora daqui esta terra é cristã só aceitamos os perfeitos, apesar de haver envelhecimento da população !”. Esta será talvez a mensagem que se pode extrair das deficiências que esta obra tem e que parece ser o retrato fiel de muita gente nesta terra. O retrato de um arquitecto que projectou a obra e do presidente da Câmara que aprovou semelhante concepção. Infringindo as leis do direito urbano em pontos tão elementares, como negar o acesso aos cidadãos de usufruírem de pleno direito em termos de igualdade o espaço público. MAIS UM EXCELENTE CARTAZ PARA ALCOBAÇA, de como ela é pensada com primor.