sábado, maio 12, 2007

NAZARÉ


(a infinita ternura e humanidade no olhar e sorriso de uma mulher nazarena )
De Madrid a minha amiga Lluvia enviou-me um MEME a solicitar para falar de um lugar que eu considere, muito especial em Portugal. Esta pedido nasce da ideia de mostrar lugares mágicos do planeta e falar das emoções que produzem ao vê-los. Para que o jogo não pare, escolhem-se cinco novos blogs para continuar esta ideia de divulgação. Da minha parte é com alguma atraso que faço esta postagem solicitada. Escolhi a Vila da Nazaré.
Não tenho nenhuma razão transcendente na minha escolha, senão os muitos afectos que tenho pela vila. A Nazaré é uma vila piscatória do litoral centro de Portugal e foi um símbolo turístico do país antes de se ter inventado o Algarve turístico. A Povoação é, animada por gente laboriosa que conhece muito bem a dimensão do trágico, motivo que tem inspirado muitos artistas portugueses com especial destaque para movimento Neo-realista nos anos 30,40 e 50. É um espaço com uma cultura muito peculiar onde o papel social da mulher é preponderante. Desde os anos sessenta o turismo progressivamente massificado, feriu de forma crónica, esta terra, na sua genuína peculiaridade que só alguns postais ilustrados teimam em manter. Tanto as peculiaridades urbanas, paisagística e até humana ficaram seriamente afectadas. Ajudadas que foram por decisões ,de carácter politico, infelizes e oriundas de governantes locais pouco dignos. Transformando a antiga e gentil vila da Nazaré num dédalo quase sem soluções no que respeita à paisagem urbana. Mas a Nazaré ainda é um espaço de muita sensualidade que oferece aos visitantes emoções, sentimentos, cheiros, sons, brisas e cores, num espectáculo natural, gerado pela situação geográfica impar numa paisagem de rara beleza. É um espaço de vida alegre e palpitante que se vê pela vivencia dos cafés, restaurantes, bares e ruas. Em tudo isto sobressai a figura da mulher que dá ao lugar uma magia impar.
Para continuarem a divulgação de mais lugares mágicos destaco:

O blog da XReis ( Alentejo & Sapientia); do Ludovicus Rex (Momentos & Documentos); da Lúcia Duarte ( Comentar a Nossa Terra); da Raquel Romão (Bazar das Monjas ); Aqui d’Algodres

a todos as maiores felicidades.
.



O Sitio e as suas magnificas vistas

Vista da Nazaré em direcção ao forte de S. Miguel



O entardecer junto do areal


Nazarenas caminhando pelo passeio


Tertúlia entre mulheres


Entardecer junto a barcos


Gaivotas no areal



Magia da luz e cor

Magia de luz ,cor e mar



Nazarenas passeando num fim de tarde



Magia da luz da tarde



Chambres, Rooms, Zimmers.



o matriarcalismo moderno



Carapau seco o arenque da Nazaré.


Uma VERDADEIRA AMIZADE com mais de sessenta anos. Meu pai (direita) e o sr. Antonio Estrelinha (nazareno dos sete costados)companheiros de tropa em 1946. Muitos fins de semana, pelas tardes, "matam" saudades de outros tempos, na esplanda do restaurante do sr. António... um encanto vê-los e ouvi-los conversar... quantas lições aprendo sobre a vida a etica o bem e a Nazaré de outros tempos!

MEME


O Papagueno do blog Bairo do Amor , a Xreis do blog Alentejo & Sapiência e a Lúcia Duarte do blog Comentar a Nossa Terra passaram-me um "Meme"(*) ao qual devo dar continuidade ... No final do poste indicarei mais seis blogues que irei “amargurar ”, para que prossigam com esta ideia Memética.
Aos editores dos Blogs amigos que me proporcionaram a distição um ABRAÇO FRATERNO.
Sobre o que é um meme deixo-vos um magnifico texto de Vicent Verdú publicado no EL PAIS em 2001. Vicente Verdú é um escrtitor e jornalista além de professor universitario na Universidade de Barcelona .

Meu meme
O MAIS ELEVADO TIPO DE HOMEM É O QUE OBRA ANTES DE FALAR E PROFESSA O QUE PRATICA
(Confucio)
são os seguintes os blogs quem passo a palavra: