segunda-feira, outubro 15, 2007

CURIOSIDADE DE SÁBADO


Este fim-de-semana, os jornais portugueses continuaram a dar atenção à eleição de Luís Filipe Meneses, para secretário geral do PSD. Retive o artigo de Vasco Pulido Valente, no Público, de sábado e dele reproduzo um excerto:

Ninguém sabe, ou se atreve a prever (...) o que vai sair do congresso (...) um ponto parece mais do que adquirido: PSD de Menezes não irá chamar ou depender das “luminárias” da academia ou dos “negócios”, sem experiência ou convicções (excepto a do seu direito de governar) e sem sombra de currículo partidário. Para bem ou para mal ( há quem ache que para muito mal), O PSD ficará nas mãos de uma personagem do “pós-cavaquismo”: o operador politico profissional, criado no aparelho, educado nas guerras labirínticas do poder local e pouco inclinado ao sentimento de reverencia. Nem Sócrates nem Cavaco irão ter uma vida tranquila.”

Passeando pelo semanário o Sol, vi , na página 4 o titulo “ Menezes ao ataque” e no canto inferior direito, uma caixa de cor “amarelada”, com uma noticia, cujo o titulo era “ PS e Governo Preocupados”. Transcrevo também um excerto mas com incidência nas afirmações de Manuel Alegre:

“ Elogiando a vitória de Luís Filipe Menezes como “saudável do ponto de vista democrático”, Manuel Alegre considera que é “um sinal” e “ exprime uma vontade de mudança no país a que o governo deve de estar atento”. Em declarações ao Sol, o ex- candidato presidencial vê na reviravolta interna do PSD “ uma vontade de mudança que vem de fora para dentro”. “ O PS devia de perceber que aquela mudança um estado de espírito que não é só interno, não é só do PSD”, avisa. Alegre deixa um conselho a José Sócrates. “ Eu não subestimaria o dr. Menezes. O dr. Mário Soares subestimou Cavaco Silva, em 1985, quando ganhou na Figueira da Foz, e depois enganou-se”. No governo, as preocupações de Alegre são partilhadas por quase todos”.

Estas observações oriundas de duas pessoas tão diferentes e ao que parece, desavindas uma com a outra, estranharam-me pela semelhança nas conclusões e fiquei a pensar...

... depois de tanta gente denegrir Luis Filipe Menezes, dar-se-á o caso de ele vir mesmo animar a vida politica ?

Boa Semana