sábado, julho 14, 2007

SETE MARAVILHAS " CADA TIRO CADA MELRO"

O presidente mantém-se em forma e continua igual a si próprio. Veio visitar as pessoas que o esperavam em frente ao mosteiro para comemorarem a nomeação na lista das 7M nacionais. Em primeiro lugar deve-se de dar os parabéns pelo espectáculo transmitido, desde Portugal para o mundo, em língua inglesa, facto que só por si é revelador de como se defende a cultura linguista indígena. A língua de Camões com esta transmissão urbi et orbi viu-se reforçada nos cinco continentes. Portugal mais uma vez revelou-se e soube impor a máxima de Fernando Pessoa “ a minha pátria é a minha língua”. Apreciei igualmente as manifestações de regozijo das pessoas e ver as bandeiras e símbolos pátrios pendurados nas janelas e varandas de norte a sul a defenderem esta causa num ESPECTÁCULO IMPAR!


Ao presidente Sapinho damos-lhe a mais sentida homenagem... e deve-se até propor em assembleia municipal o nome dele para designar futuramente o Rossio de Alcobaça por “Areal Dr. Gonçalves Sapinho” ou outra designação afim. Apesar de saber-mos que ele não tem nada na cabeça e de SER UM VERDADEIRO CATAVENTO, estamos todos de acordo que nos grandes momentos sempre deu a cara pelo concelho e por causas todas elas acertadas e de “alto gabarito”: invejáveis obras de requalificação, universidade de Alcobaça reconhecida em toda a galáxia, ensino superior que faz inveja ao MIT e Harvard, hospitais, privados e públicos onde trabalham os melhores médicos, centros médicos não faltam no concelho, estradas concelhias das mais seguras da Europa, qualidade de vida e meio ambiente das freguesias e aldeias do concelhos a invejar a Suiça. O trabalho está à vista mesmo para os cegos.

Qualquer homenagem que se faça ao nosso rei Midas é bem-vinda porque tudo o que toca produz dinheiro. Vejamos: 150.000 euros (trinta mil contos) para obter uma nomeação quando os outros monumentos apresentados a concurso despenderam, no máximo e ao redor de 15.000 euros aqueles que despenderam. Gastar dez vezes mais, como foi o caso de Alcobaça num monumento que já está na Lista da Unesco, só de um verdadeiro prodígio, cartomante ou descerebrado. Os sinceros PARABÉNS por dobrar o esbanjamento de dinheiros que se verifica ser incomensurável... Se há coisas que este presidente sabe, é defender os altos interesses económicos da Câmara e do concelho como se tem provado tem mesmo verdadeiro pedigree para assunto económicos e os outros.


Devemos IGUALMENTE de dar os PARABÉNS pelo gasto na reconfiguração do Rossio a envolvente ao mosteiro, tão barata que “mentes menores” entenderam o valor adjudicado “ excepcionalmente elevado (cerca de 175€ por m2, (...) um desvio da ordem de 50% face aos valores padrão”. Os materiais são ainda de primeira não necessitam ser substituídos e os pinos metálicos resistentes. Felicitamos também pelas obras do cinema que foram igualmente uma pechincha em termos orçamentais tal como está a ser a designada via cintura interna entre outras.

A semana passada ficamos a saber, que câmara, num ápice movimentou 650.000 mil euros em investimentos; afinal há dinheiro! Por isso a empresa que fez as obras da requalificação na envolvente do mosteiro e outras empreitadas camarárias não deve de processar a câmara por má pagadora, como se ouvia por toda a Alcobaça, porque não o é. Dinheiro sobra e há em fartura a dobrar a triplicar, quadruplicar quintuplicar e por aí fora se for necessário. Será que é proporcional ao grau de proximidade, da empresa, ao presidente da câmara, aos vereadores ou também ao partido que governa? Quem saiba que responda!

Assim em ambiente festivo de “cada tiro cada melro”, vemos o presidente a bailar e dar o “bailarico” habitual à população de Alcobaça, parasitando-a emocionalmente, com afirmações e espectáculo jornalísticos dignos de um verdadeiro cata-vento, que se move unicamente ao sabor das brisas passageiras.