segunda-feira, outubro 08, 2007

OS MONGES E AS MONJAS REGRESSAM A ALCOBAÇA


S. Bernardo e a Virgem. Pintura de autoria de Josefa de Ayala (Óbidos), aproximadamente 1660 -1670
pintura a Óleo sobre tela

"Esta boa pintura da maturidade Joséfiana, procedente acaso do Mosteiro de Alcobaça, para onde se sabe que a artista trabalhou, representa a nossa senhora, coroada, com o menino no regaço, ampla capa azul celeste segura nas abas dois anjinhos alados, espremendo o seio direito e aleitando S. Bernardo, que em actitude de veneração ocupa a metade inferior esquerda da composição. " in Josefa de Óbidos e o Tempo Barroco. Catálogo de Exposição. Ministério da Cultura



Foi você que pediu o regresso dos Monges de Císter a Alcobaça?


Juro que alguém se lembrou de pedir encarecida e humildemente ao Senhor Presidente da Câmara que intercedesse, possivelmente, junto do papa e da ordem de Cister para que os monges regressem a Alcobaça (noticia do jornal Alcoa e com eco no Blog Do Portugal Profundo) . Dito e feito. Já chegaram. Aqui estão os novos monges a beber da tradição medieval...




Rico filão. Farta mama, a tradição. A satisfação dos novos monges é a prova de que os alcobacenses, com o Dr. Sapinho, podem viver de arcaísmos parolos e de mitologias labregas.

ANTONIO ARNAUT RECEBE PRÉMIO CORINO DE ANDRADE



António Arnaut um dos fundares do PS, socialistas e republicano convicto, um homem que preza e ama a liberdade além de cultivar o humanismo. No sábado (6/10/2007) deu uma entrevista ao Diário de Noticias, motivada pelo prémio Corino de Andrade com o qual foi recentemente agraciado. Exponho três respostas a igual número de perguntas que exercerem sobre mim admiração e às quais faço uma vénia. O entrevistador João Fonseca e perguntou-lhe o seguinte:

Deixou a advocacia e tem vindo a dedicar-se à escrita, mas a justiça em Portugal também o preocupa?

Preocupa-me sobretudo uma certa irresponsabilidade e laxismo de todos os agentes judiciários (juízes, Ministério Público, advogados e funcionários), que não compreendem que a justiça é a pedra axial de um Estado de direito. Preocupa-me a demora excessiva na resolução de pleitos, que, por vezes, resulta da irresponsabilidade daqueles agentes. Se a justiça não é administrada em tempo útil deixa de o ser. É um mal antigo, mas nunca atingiu proporções como agora.

Justiça e Saúde estão doentes?

Ambas padecem de males profundos, mas o sistema de justiça sofre de doenças mais graves

Está desencantado com Governo?

O Comportamento do Governo socialista não está a cumprir a sua responsabilidade histórica.
in DN. 6.10.2007 (contra capa).

Sendo a justiça uma pedra basilar na organização e formação de um Estado, como pode este funcionar, quando ela não é aplicada? Como pode um país evoluir economicamente se a justiça não funciona e não dá garantias aos inversores? Como se sentirá um cidadão num Estado onde a justiça só está ao serviço das oligarquias?

A caricatura da Justiça foi retirada do blog amigo o ZÉ POVINHO ...espero que me perdoe!

A TODOS E TODAS DESEJOS DE UMA EXCELENTE SEMANA.