terça-feira, agosto 28, 2007

O QUE É UM BLOG ?



Edito o post que transcrevo do Blog Momendos & Documentos do amigo Ludovicus Rex: um texto compilado pelo próprio. Esta reflexão considero-a extremamente pertinente e pode-se associar a outras duas que encontrei na blogosfera . Uma é de outro excelente blog o Cityzen Mary , da amiga Maria e a postagem designa-se "SOMOS LIVRES". A outra é do não menos excelente blog Sino da Aldeia do Amigo Jorge Guedes , postagem "O FIM DOS BLOGUES LIVRES NA CHINA. Três reflexões e tertúlias muito elevadas que ajudam a esclarecer sobre este mundo aparentemente estranho que é o da comunicação cibernética.


"Um Blog é um registo cronológico e frequentemente actualizado de opiniões, emoções, factos, imagens ou qualquer outro tipo de conteúdo que o autor ou autores queiram disponibilizar. Existem muitos tipos de Blogs, ouve-se muitas vezes a expressão "Diário virtual" para descrever o Blog, Mas, um Blog pode ser muito mais do que isso. Depende apenas e só do que o autor ou autores queiram que o seu Blog seja. Assim, há variadíssimas definições de blog. Vejamos as mais comuns que, só por si, revelam a sua flexibilidade: Um diário na Web; uma página pessoal ou profissional, com ideias, reflexões, observações, comentários, apontamentos, links, etc; uma página pessoal onde se guardam links para páginas de interesse -, seguidos ou não de um resumo do assunto e/ou comentários; uma forma simples, fácil e amigável de iniciar uma presença online; um meio de comunicação e partilha; aquilo que se quiser...
Segundo definição na Wikipédia, Um blog ou blogue é uma página da Web cujas atualizações (chamadas posts) são organizadas cronologicamente de forma inversa (como um diário). Estes posts podem ou não pertencer ao mesmo género de escrita, referir-se ao mesmo assunto ou ter sido escritos pela mesma pessoa. O blog conta com algumas ferramentas para classificar informações técnicas a seu respeito, todas elas são disponibilizadas na internet por servidores e/ou usuários comuns. As ferramentas abrangem: registro de informações relativas a um site ou domínio da internet quanto ao número de acessos, páginas visitadas, tempo gasto, de qual site ou página o visitante veio, para onde vai do site ou página actual e uma série de outras informações. Os sistemas de criação e edição de blogs são muito atractivos pelas facilidades que oferecem, pois dispensam o conhecimento de HTML, o que atrai pessoas a criá-los. A Deutsche Welle premia a cada ano os melhores weblogs internacionais em onze categorias no evento The Bobs - Best of Blogs.


O que é blogar?

Will Richardson, um dos mais acérrimos defensores dos blogs na educação, diz que "blogar (?!) é escrever o que pensamos quando lemos o que os outros escrevem. Se continuarmos, outras pessoas eventualmente escreverão o que pensam quando nos lêem, e assim entraremos numa nova esfera de relações humanas." Qual é a diferença entre um Blog e uma Página pessoal (Homepage)? A diferença assenta não só numa questão técnica mas também numa questão filosófica. Tecnicamente um Blog dispõe de uma ferramenta de edição que permite a qualquer leigo colocar de imediato os seus conteúdos online, e actualizá-los sempre sem precisar de saber absolutamente nada de html.
Filosoficamente, o Blog difere de uma Página Pessoal na medida em que as actualizações são muitíssimo mais frequentes do que as que são habitualmente feitas a uma página pessoal, e porque tem um conceito cronológico associado. Há outras questões de ética de Blogs que imprimem uma diferença, como por exemplo, a teoria de que não se pode apagar artigos (posts), mas esta última é apenas um detalhe. Uma página pessoal pode não ser actualizada com frequência, mantendo o seu espírito intacto, um Blog que não é actualizado com frequência, deixa de ser um Blog. Uma página pessoal pode ser estática (ou não), um Blog não pode ser estático, deixa de ser um Blog."


“O que importa é transformar o mundo - A Blogosfera é o nosso meio!”
*Compilação e tratamento: Ludovicus Rex - 2007