segunda-feira, outubro 27, 2008

AUSÊNCIA E SÍNTESE DE NOTICÍAS LOCAIS

Razões profissionais levaram-me , uma vez mais, a estar ausente da blogosfera. Retomo esta particular actividade de Bloggar" começando por expôr algumas fotos dos Picos de Europa, da parte de Cantábria e depois uma síntese de notícias (com respectivos linkes) saídas na imprensa da região de Alcobaça, durante esta minha ausência.











IMPRENSA REGIONAL

Destaco o artigo do prof. Moises Espírito Santo, no Jornal de Leiria, com a sua acutilante visão de como vivem alguns politicos certos fenómenos no nosso "Jardim à Beira Mar Plantado".


Na mesma linha e quase sobre o mesmo tema, abordado pelo prof. Moisés Espírito Santo, saliento um artigo de Hélio Pires, no Região de Císter , intitulado "Se fosse militante entregava o cartão". Como o semanário RC ainda não está on-line não posso fazer o respectivo link.

..............................................................................................................................


O Jornal Tinta Fresca fez uma notícia sobre o jantar organizado em Alcobaça, pelo BE, em solidariedade sobre a censura e perseguição politica feita pela Câmara à minha pessoa, impossibilitando-me de participar num evento de rua, com um objecto artistico em forma de maçã e para o qual fui convidado pela Associação dos Produtores da Maçã de Alcobaça APMA, . Agradeço a todas e a todos quantos estiveram presentes neste jantar de FRATERNIDADE E SOLIEDARIEDADE POLITICA.


..............................................................................................................................


Do jornal " A Voz de Alcobaça" recolho da coluna CHAPELADAS o seguinte extracto:



"FEZ BEM O SR DOUTOR GONÇALVES SAPINHO, ACTUAL presidente da Câmara Municipal de Alcobaça, em ter decidido ir às consultas médicas. Parar a sua actividade para tratar da saúde. Para bem dele, em primeiro lugar, para sossego da familia, que merece. Por último, merecem os municipes do burgo cisterciense, que esperam em breve o seu principal representante colocar-se ao seu lado de forma afável, atenta, com sentido de humor e poder de encaixe de outras opiniões, sobretudo aberto ao diálogo e ao contraditório. Faço votos de que tudo lhe corra bem e aproveite este interregno de funções para pensar e agir melhor no futuro proximo". Jorge Barros.(edição 30 de Setembro de 2008)


O meu comentário ao anterior texto

Um pequeno reparo ao Jorge de Barros: Só quem fez um doutoramento pode ser designado por extenso de doutor. Quanto julgo saber o suposto PhD como é designado o sr. Sapinho não é senão a sua licenciatura. Parece que há muita promiscuidade nas designações de titulos académicos.
Das palavras do Jorge depreendo que o sr. presidente está ou esteve doente. Quanto julgo saber a Câmara nada disse e eu interrogo-me porquê? No caso de ser verdade, o presidente ter estado ou estar doente, não se compreende que o elenco que governa a Câmara se comporta também desta maneira: a de não informar os municipes sobre a situação referida. Será também que a escola democrática deste o elenco camarário PSD, com respeito à informação série é a das ditaduras de países como a Coreia e afins ?
Parece-me muito salutar que CHAPELADAS, recomende ao sr. presidente que deva de "PENSAR E AGIR MELHOR" porque realmente parece que há, cada vez há mais gente, em Alcobaça, a reconhecer e a notar que o sr. presidente da Câmara de Alcobaça não faz bom uso dos seus recursos mentais isto é : NEM PENSA NEM AGE BEM, como eloquentemente Jorge de Barros referiu.

................................................................................................................................





Gonçalves Sapinho
" É UM DOS PIORES POLITICOS DESTE PAÍS".
Deputado Adelino Granja do BE.
Jornal Região de Císter pag. 9 ed. 23/10/2008"
Parece-me até que, chamar politico ao Dr. Sapinho seja um abuso semântico. É por estes abusos semânticos que boa parte dos alcobacenses parece que gostam de ser manipulados por ele e que a sua (minha e nossa) terra seja motivo de chacota, em determinados círculos, devido aos frequentes despautérios do sr. Presidente e " sus muchachos". E gostam também que Alcobaça seja ostracizada em relação aos outros meios urbanos vizinhos e tenham de pagar IMI's e outros impostos municipais além da água, dos mais caros do distrito e talvez do país. Adoram que o presidente os ludibrie sistematicamente e também que mande ou autorize mandar fazer censuras ou perseguições politicas a quem não esteja de acordo com ele e as orientações que dá ao município. O sr. Presidente como há muito que anda em campanha agora veio a público anunciar obras desnecessárias e em tempos de crise. Quem lucrará com elas? Não há concurso de ideias e as obras são de milhões e parece que vão ser adjudicadas de forma directa ao arq. Byrne e sem pestanejar. Será que os impostos municipais muito elevados têm de dar para isto tudo ou são sequência de decisões como esta, de carácter oco, de fachada, sem nexo e nefastas? Será mesmo que o Dr. Sapinho quer à custa da distracção de boa parte dos munícipes fazer de Alcobaça o seu Mausoléu?
..............................................................................................................................


Por último e por supor que passou despercebido à imprensa local, destaco , o excelente espectáculo realizado pelo grupo musical Alcobacense os LOTO, no CAFÉ ANTZOKIA, em Bilbao no último sábado (25/10/2008).







Neste ambiente que as imagens documentam, fui reencontrar alguns dos meus velhos amigos vascos e recordar um espaço onde passei muitos e bom momentos desde 1987, quando passei a viver naquela zona de Espanha . Foi neste ambiente do café Antzokia que descubri o grupo vasco OSKORRI e KEPA JUNKERA ,entre outros excelentes músicos. Para os LOTO um enorme abraço por levarem o nome de ALCOBAÇA para lá das nossas fronteiras e por serem excelentes embaixadores da nossa música, porque como me dizia a minha amiga Arantxa " ES QUE SON MUY BUENOS"!