
Talvez pelo reconhecimento de um trabalho de sapa exercido pelo Dr. Sapinho nestes dez anos de governo autárquico, a RAVE, terá presenteado o nosso autarca com mais um êxito de calibre para juntar ao seu esplêndido curriculum. Passar o TGV dividindo o concelho em dois é das melhores coisas que ele esperava para as suas ambições e "as populações também". Agora poderá descentralizar serviços, como prometeu, criando o concelho de Alcobaça Oeste e Alcobaça Este. Um governado por ele e a outra parte governada pelo, Sr. Carlos Bonifácio ou o Dr. Paulo Ignácio. Por certo criaria mais empregos nesta terra e aumentaria ainda mais o rendimento per capita das populações, o que faz inveja às populações dos concelhos vizinhos, por tanto êxito económico, social e cultural do nosso concelho. O TGV, além de ser uma infra-estrutura das mais modernas que há, dará ao município um PLUS que lhe faltava. Tal era o desejo do Dr. Sapinho e foram muito hábeis as negociações feitas com as entidades envolvidas. Todos nós sabemos como ele é determinado neste tipo de situações: UM PERITO DE ALTO GABARITO. Ele e todo o staff que o coadjuva. Da minha parte lamento que não tenha conseguido para Alcobaça uma estação do TGV como almejava... Mas com a sua persistência, determinação e clareza de ideias, ainda nos dará muitas mais surpresas. É sabido que desde que o Dr. Sapinho é presidente, Alcobaça e os habitantes deste histórico concelho só têm visto passar comboios e desta vez IRÃO VÊ-LOS A SÉRIO, dos verdadeiros e dos mais modernos. Entre as freguesias não contempladas com esta infra-estrutura lamenta-se que a laboriosa freguesia da Benedita seja sempre a mais beneficiada, como agora.
Apesar de conhecer os traçados por onde passaria o TGV, o Dr. Sapinho permitiu às pessoas construírem casas nessa ampla zona, aprovando projectos, talvez porque o valor imobiliário dos terrenos e das casas, triplicava e as pessoas ficariam mais ricas e numa zona de luxo, porque como disse um dia: "Alcobaça tinha de atrair elites". Dava pena ver as pessoas chorarem como se viu na televisão quando souberam o que lhes tinha saído, provávelmente o Sr. Presidente, deveria de estar enormemente contente e a rir de regozijo por mais uma das suas grandes vitórias para o concelho! Nunca um autarca, neste município, foi tão generoso com os seus municípes, especialmente estes onde o TGV passará. Nunca em toda a história deste concelho houve um presidente que pensasse, defendesse e respeitasse tanto as populações como o Dr. Sapinho. A sua governação é tida como um paradigma que a todos ORGULHA e ESPANTA sem excepção. É de afirmar: que sorte tem o povo de Alcobaça por ter semelhante guardião.
Deve-se encomendar de imediato ao doutor Sampaio uma biografia igual à apologia que fez do presidente e das "obras" nas freguesias e da casa de venda de bicas e afins, de que é propriedade o pai do organizador da exposição Alcobaça Revisitada Vivências e Património; o próprio doutor Sampaio. Sobre as múltiplas qualidades deste evento, deve-se salientar a forma como as fotografias estavam expostas muito à semelhança das provas de fotos dos casamento de aldeia para compra dos convidados... uma exibição antológica concebida por um entendido em imagem.
Não tenho a menor dúvida que o nome do Dr. Sapinho ecoará aos quatro ventos mais que nunca. Além de ter já uma fundação com o seu nome, sou da opinião que seja recordado ainda com uma estátua em Alcobaça de preferência no Rossio e o seu nome seja recordado numa das principais artérias da capital do distrito; e porque não dar ao futuro Hospital Oeste Sul o nome de Dr. Gonçalves Sapinho?
P.S. Este texto será acrescentado logo que o meu computador esteja reparado de um grave problema e a música que devia acompanhar esta postegem tem de ser acionada no mostrador do lado direito da postagem .