sábado, dezembro 15, 2007

TRATADO DE LISBOA

Uma festa histórica, mas sem cidadãos

Assim dava a noticia o Jornal espanhol El Pais , com esta imagem e titulo sobre o Tratado de Lisboa . A notica suscitou-me a seguinte pergunta:
E se o Tratado de Lisboa ao invés daquilo que se supõe seja afinal uma mera campanha para a promoção da Cidade , naquilo que se designa em gíria económica “MERCADOTECNIA” de cidades?
PS. O conceito de mercadotecnia de cidades s foi uma ideia desenvolvida por Manuel Castell nos anos 90. O sociólogo argumentava que as cidades para sobreviverem como espaços sociais e económicos rentáveis, teriam de trabalhar em rede desenvolvendo uma enorme capacidade de acção através das TIC’s. Assim as cidades, as suas empresas e cidadãos dependeriam delas. Segundo Castell , quem não assimilasse as TIC's restava-lhe o limbo da civilização e era para lá que todos os meios urbanos eram "empurradas" e "condenadas", numa especie de neocastigo para um neoinferno de não existencia no paraiso do reino neoliberal. Nunca soube se este sociólogo que foi um guru muito em voga nos anos noventa e, diga-se de passagem com bastante interesse se tinha como “Sponsors”, multinacionais de computadores ou de tecnologia informática surgidas igualmente na decada de noventa, no Vale do Silício (Silicon Valley) . A verdade é que as suas ideias apesar de atrasadas em Portugal, chegaram com força à INDIGENAYLÂNDIA Lusa e quase vinte anos depois, apaixonaram os nossos governantes . Agora nos seus discursos nenhum é capaz de articular três palavras seguidas sem utilizar chavões como “trabalhar em rede”, “ mais valia” e “ tecnologias da informação”. Até o acordo de Bolonha enfatiza parte destas ideias...sinceramente continuo a não saber quem quererá vender computadores .

Ps. Sobre o tratado ver ainda o EL PAÍS de ontem.