terça-feira, maio 06, 2008

UMA ENTREVISTA DE " ALTO GABARITO"


Extracto de uma entrevista feita ao Dr. Sapinho e saída na Revista Expressões Nº 13 . A entrevista toda ela, uma excelente peça de humor, merece da minha parte, alguns prémios e destaco os seguintes:
Ps. (JGS) abreviatura com que é identificado, na entrevista, o sr.presidente da CM de Alcobaça o dr. José Gonçalves Sapinho

Prémio
Asneira do ano.

Jornalista. O Mosteiro de Cós tem estado abandonado?
JGS. Sim. E está aberto ao público, porque há um vizinho que abre e fecha a porta. Mas aquilo é uma obra bonita, Barroco do século XI, do mais bonito que existe. A câmara decidiu comprar as casas em volta do mosteiro, para manter a igreja que ainda resta.

Prémio
Linguagem obtusa ou cuspir palavras.

Jornalista: Qual o objectivo dessas aquisições?
JGS – Fazer com que o edifício fique mais saudável. Concretizar uma requalificação à volta do mosteiro. E, instalar, naquele edifício, uma estalagem em espaço rural.

Prémio
O Sprinter: falar mais rápido do que actuar ser mais rápido que o pensamento

Jornalista: Quando avançam esses projectos?
JGS – Rapidamente.

Prémio
Só sei que nada sei que penso mas nada penso e tenho brancas.

Jornalista. Tem Conhecimento de alguma confirmação ao traçado do TGV?
JGS – Eu penso ter ideias claras sobre as coisas, mas a maneira como o TGV esta apresentado não serve de maneira nenhuma o município.


Jornalista: O traçado proposto é definitivo?
JGS- O governo tem legitimidade e se quiser passar o TGV passa, isso tem de ser dito com clareza, mas quando passar tem que saber que é ou não com a nossa oposição. Ao ser com oposição, tem que ser com oposição clara. Mas ainda estamos a conversar sobre o assunto.

Prémio
Literatura Surrealista

Jornalista: Como está o serviço de saúde em Alcobaça?
JGS- Tudo fazemos para que esteja bem. Há três extensões de saúde em curso. A de Alfeizerão. Deverá de começar a funcionar entretanto. É um projecto em que a câmara pagou o terreno e as instalações. Gastamos ali mais de 250 mil euros, sem contar o terreno e faço questão de inaugurar.

Prémio
Ter fé em Deus ou o futuro dirá.

Jornalista: Como está o panorama escolar de Alcobaça?
JGS. Vamos construir centros escolares em Alcobaça, Benedita Turquel, Alfeizerão e Cela, com ginásio, cozinha, refeitório, biblioteca e sala de jogos. E há obras de manutenção para fazer noutras instalações escolares.

Prémio
Dr. Hadoc

Jornalista: E o processo de despoluição da Bacia de S. Martinho?
JGS- é um projecto eterno e um problema muito grave. S. Martinho do Porto é dos primeiros lugares onde foram instalados esgotos apenas na marginal, antes tudo desaguava na baía. Os primeiros quadros comunitários de apoio não resolveram o problema e eu transformei-o em prioridade para o terceiro.

Prémio
Não te apropries de uma coisa concebida pela Associação dos Municípios do Oeste e sempre falei verdade.

Jornalista: O que foi feito?
JGS – Criei a empresa Águas do Oeste, com o objectivo de proceder à despoluição da bacia de S. Martinho do Porto e da lagoa de Óbidos. Foi construída uma nova ETAR ( Estação de tratamento de Aguas Residuais) em S. Martinho do Porto que está a funcionar muito bem. Sobra o problema dos afluentes das suiniculturas.

Prémio
Não sei não fui e não estava lá

Jornalista: Para Quando a conclusão desse projecto?
JGS- Tem a ver com os calendários da União Europeia para utilizar as verbas. Eu estive sempre na linha da frente, para reunir com os suinicultores, no sentido de os convencer, porque a actividade económica deles deve de incorporar este custo.


Prémio
O golfo não dá de comer a ninguém e onde está a racionalidade dos recursos hídricos.

Jornalista: Por isso a construção de campos de golfe?
JGS- É um projecto privado bastante ambicioso. Uma das exigências da câmara é que seja instalado um campo de golfo em S. Martinho do Porto, que terá 200 hectares e outro no norte em Pataias, a norte da Nazaré com cerca de 500 hectares.

Prémio
Não entendo pode explicar-se melhor

Jornalista: Projecto para avançar quando?
JGS – Está tudo preparado para avançar. O problema é o PDM de Alcobaça. O que é prejudicial para o concelho, porque além do golfe haveria hotéis e ia verificar-se um grande movimento de pessoas.

Prémio
A gestão dos Buracos: uma câmara que dá buraco

Jornalista: Um investimento Avultado?
JGS- É muito dinheiro, sobretudo a norte falamos de milhões de euros, são dois hotéis e dois campos de 18 buracos cada um. Em são Martinho, um de 19 e outro de nove, associado a um projecto imobiliário.

19 comentários:

Lúcia Duarte disse...

este nosso presidente é mesmo um cromo.
não sabe, não se preocupa em saber e depois gasta dinheiro em tudo menos no que faz falta ao concelho: arranjar formas de incentivar os jovens a fixarem residencia e as empresas a manterem-se por cá.
tem uma fixação em campos de golfe (talvez porque buracos seja a palavra que melhor conhece!).
Aliás, é ele que diz "Em são Martinho, um de 19 e outro de nove, associado a um projecto imobiliário".
outra que não entendi: afinal foi o dr sapinho que criou a empresa +aguas do oeste?
e a saúde está bem em alcobaça? então se está bem, para quê comprar um terreno a um amigo para lá colocar um novo hospital? o que estará encoberto neste negócio? E se a câmara deu tanto dinheiro para uma extensão em Alfeizerão, então, porquê a teimosia de lá colocar um hospital? ele ainda terá muito amigos com terrenos à venda?
assunto tgv (bem este é um que me agrada muito!) - tem ideias claras sobre o quê? sobre o valor de indemnização da quinta da serra?e ele tem mesmo a certeza que está contra a passagem do tgv por alcobaça? Isto não será uma matéria em que o dr sapinho apenas toma esta atitude porque é popular dizer que é contra? ele saberá mesmo o que está em causa com este atravessamento, ou tem tanta certeza disso como tem de o mosteiro de Coz ser do séc XI e de barroco puro?
é verdade, agora quer um hotel rural em Coz? onde mesmo? Não quererá aproveitar os tuneis que ligam os mosteiros para instalar lá os turistas que vêm jogar golfe a pataias ou s. martinho? era uma ideia (talvez lá encontrassem os vestigios do sec XI, quem sabe...).
Ah dr Sapinho, aproveite um dos seus centros escolares e vá ter umas aulitas de história para depois não vir fazer figurinhas para a comunicação social
E para terminar um comentário para quem não é de Alcobaça: ATENÇÃO ESTA IMAGEM SAPAL NÃO ESPELHA ALCOBAÇA. AQUI HÁ GENTE DE VALOR (ele faz parte de uma minoria, felizmente!)!

Pastora disse...

Continua a ser mesmo preciso "avisar a malta". Em pleno seculo XXI e num país da Europa, existem autarcas deste tipo, com poder de decidir por nós e que precisavam no mínimo de saber que é necessário fazer uma aprendizagem ao longo da vida. E depois admiram-se que os jovens não queiram saber de política ! Lições destas é melhor nem as verem.

Anónimo disse...

Esta entrevista mais parece uma aventura ao quadradinhos de banda desenhada humorística...
Um Abraço em Liberdade

Isabel Filipe disse...

adorei o Post ...

humor com classe ... parabéns.

_________________________


vim agradecer a tua visita lá ao meu sítio ... espero que tenhas gostado e que voltes mais vezes ...

a porta está aberta e a casa é tua ...

beijinhos

Nilson Barcelli disse...

Nem sei se é de rir ou de chorar...

O grande problema não está no Sr. Sapinho, mas sim no povo que elege pessoas destas.

E que povo nós somos...

Abraço.

C Valente disse...

Mas não é possssssivel,
Ccomo se pode chegara este ponto
Saudações amigas

Zé Povinho disse...

Com um humorista deste calibre à frente dos destinos da terra, os cidadãos devem rir até às lágrimas e temer as crises de soluços.
Abraço do Zé

Ema Pires disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Ema Pires disse...

Este senhor Sapinho dá respostas absolutamente surrealistas. Imagino que nem ele percebe o que está a dizer. Más na política também tem que haver cómicos e segundo parece estamos na presença de um dos seus mais genuinos representantes. Ouvir e ver certos politicos é como ir ao circo ver palhaços...com todo o meu respeito para com os palhaços.
Beijinhos

São disse...

SEm comentários.
Bom fim de semana.

SILÊNCIO CULPADO disse...

António Delgado
Adorei a entrevista que me deu para rir neste dia chuvoso.

O Dr. Sapinho é mesmo um cromo estou aqui e estou a vê-lo a governar o País ou à frente do PSD.

Abraço

Lúcia Duarte disse...

olá ema
ainda bem que refere que são só CERTOS politicod-
este ser é o seu digno representante e em gafes e desgoverno ta no top dos 10 mais. acho mesmo que acima dele só o bush.
para alcobaça e mesmo para o país isto é péssimo mas paracaricaturar nao há melhor

Ema Pires disse...

Este comentário é para responder à Lúcia.
Efectivamente, nao estou a meter no mesmo saco TODOS os políticos. Ainda bem que existem alguns que sao honestos y trabalham para as suas comunidades, com inteligência e vontade de fazer as coisas bem. Este é uma espécie de "Aprendiz de Busch". Desculpe o jogo de palavras um pouco fácil, mas nao pude resistir.
Beijinhos

José Lopes disse...

Um comediante em potencial, só que parece que está no lugar errado.
Cumps

Carilisve disse...

¡Hola!
Desconozco el contexto al cual se refiere, pero me causo mucha gracia el Prémio Ter fé em Deus ou o futuro dirá.
Saludos

Um Momento disse...

Ihihihihi
Com tantos prémios ...será bom dar o parabéns?:)))))))))))

Um beijo grande...em ti:)


(*)

Um Momento disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Jorge Casal disse...

Cromo ou não, o certo é que o Senhor Presidente eleito pelo povo (quem devia ter vergonha era o povo que o elegeu...) está instalado para favorecer os amigos e alimentar a mitologia local. Campos de golfe... para dar trabalho a quem? A alguns apanha-bolas? Ou será só para fazer negociatas com os terrenos dos amigos?

Mentiroso disse...

QUEM É QUE ELEGEU ESTE ABORTO!?