segunda-feira, outubro 27, 2008

AUSÊNCIA E SÍNTESE DE NOTICÍAS LOCAIS

Razões profissionais levaram-me , uma vez mais, a estar ausente da blogosfera. Retomo esta particular actividade de Bloggar" começando por expôr algumas fotos dos Picos de Europa, da parte de Cantábria e depois uma síntese de notícias (com respectivos linkes) saídas na imprensa da região de Alcobaça, durante esta minha ausência.











IMPRENSA REGIONAL

Destaco o artigo do prof. Moises Espírito Santo, no Jornal de Leiria, com a sua acutilante visão de como vivem alguns politicos certos fenómenos no nosso "Jardim à Beira Mar Plantado".


Na mesma linha e quase sobre o mesmo tema, abordado pelo prof. Moisés Espírito Santo, saliento um artigo de Hélio Pires, no Região de Císter , intitulado "Se fosse militante entregava o cartão". Como o semanário RC ainda não está on-line não posso fazer o respectivo link.

..............................................................................................................................


O Jornal Tinta Fresca fez uma notícia sobre o jantar organizado em Alcobaça, pelo BE, em solidariedade sobre a censura e perseguição politica feita pela Câmara à minha pessoa, impossibilitando-me de participar num evento de rua, com um objecto artistico em forma de maçã e para o qual fui convidado pela Associação dos Produtores da Maçã de Alcobaça APMA, . Agradeço a todas e a todos quantos estiveram presentes neste jantar de FRATERNIDADE E SOLIEDARIEDADE POLITICA.


..............................................................................................................................


Do jornal " A Voz de Alcobaça" recolho da coluna CHAPELADAS o seguinte extracto:



"FEZ BEM O SR DOUTOR GONÇALVES SAPINHO, ACTUAL presidente da Câmara Municipal de Alcobaça, em ter decidido ir às consultas médicas. Parar a sua actividade para tratar da saúde. Para bem dele, em primeiro lugar, para sossego da familia, que merece. Por último, merecem os municipes do burgo cisterciense, que esperam em breve o seu principal representante colocar-se ao seu lado de forma afável, atenta, com sentido de humor e poder de encaixe de outras opiniões, sobretudo aberto ao diálogo e ao contraditório. Faço votos de que tudo lhe corra bem e aproveite este interregno de funções para pensar e agir melhor no futuro proximo". Jorge Barros.(edição 30 de Setembro de 2008)


O meu comentário ao anterior texto

Um pequeno reparo ao Jorge de Barros: Só quem fez um doutoramento pode ser designado por extenso de doutor. Quanto julgo saber o suposto PhD como é designado o sr. Sapinho não é senão a sua licenciatura. Parece que há muita promiscuidade nas designações de titulos académicos.
Das palavras do Jorge depreendo que o sr. presidente está ou esteve doente. Quanto julgo saber a Câmara nada disse e eu interrogo-me porquê? No caso de ser verdade, o presidente ter estado ou estar doente, não se compreende que o elenco que governa a Câmara se comporta também desta maneira: a de não informar os municipes sobre a situação referida. Será também que a escola democrática deste o elenco camarário PSD, com respeito à informação série é a das ditaduras de países como a Coreia e afins ?
Parece-me muito salutar que CHAPELADAS, recomende ao sr. presidente que deva de "PENSAR E AGIR MELHOR" porque realmente parece que há, cada vez há mais gente, em Alcobaça, a reconhecer e a notar que o sr. presidente da Câmara de Alcobaça não faz bom uso dos seus recursos mentais isto é : NEM PENSA NEM AGE BEM, como eloquentemente Jorge de Barros referiu.

................................................................................................................................





Gonçalves Sapinho
" É UM DOS PIORES POLITICOS DESTE PAÍS".
Deputado Adelino Granja do BE.
Jornal Região de Císter pag. 9 ed. 23/10/2008"
Parece-me até que, chamar politico ao Dr. Sapinho seja um abuso semântico. É por estes abusos semânticos que boa parte dos alcobacenses parece que gostam de ser manipulados por ele e que a sua (minha e nossa) terra seja motivo de chacota, em determinados círculos, devido aos frequentes despautérios do sr. Presidente e " sus muchachos". E gostam também que Alcobaça seja ostracizada em relação aos outros meios urbanos vizinhos e tenham de pagar IMI's e outros impostos municipais além da água, dos mais caros do distrito e talvez do país. Adoram que o presidente os ludibrie sistematicamente e também que mande ou autorize mandar fazer censuras ou perseguições politicas a quem não esteja de acordo com ele e as orientações que dá ao município. O sr. Presidente como há muito que anda em campanha agora veio a público anunciar obras desnecessárias e em tempos de crise. Quem lucrará com elas? Não há concurso de ideias e as obras são de milhões e parece que vão ser adjudicadas de forma directa ao arq. Byrne e sem pestanejar. Será que os impostos municipais muito elevados têm de dar para isto tudo ou são sequência de decisões como esta, de carácter oco, de fachada, sem nexo e nefastas? Será mesmo que o Dr. Sapinho quer à custa da distracção de boa parte dos munícipes fazer de Alcobaça o seu Mausoléu?
..............................................................................................................................


Por último e por supor que passou despercebido à imprensa local, destaco , o excelente espectáculo realizado pelo grupo musical Alcobacense os LOTO, no CAFÉ ANTZOKIA, em Bilbao no último sábado (25/10/2008).







Neste ambiente que as imagens documentam, fui reencontrar alguns dos meus velhos amigos vascos e recordar um espaço onde passei muitos e bom momentos desde 1987, quando passei a viver naquela zona de Espanha . Foi neste ambiente do café Antzokia que descubri o grupo vasco OSKORRI e KEPA JUNKERA ,entre outros excelentes músicos. Para os LOTO um enorme abraço por levarem o nome de ALCOBAÇA para lá das nossas fronteiras e por serem excelentes embaixadores da nossa música, porque como me dizia a minha amiga Arantxa " ES QUE SON MUY BUENOS"!

16 comentários:

Anónimo disse...

Epá aqui está um post bem completo. Fotos, política, viagem e musica...
Brilhante Amigo. Um Forte e Fraterno Abraço

Menina do Rio disse...

Retornas em grande estilo! As fotos são perfeitas!

Um beijinho desde este lado do mar e boa semana

ANTONIO DELGADO disse...

Viva Ludo,

Estas últimas semanas têm sido muito intensas e decidi fazer de forma "zippada" uma postagem referindo parte daquilo que me suscitou interesse...mas houve mais coisas!

Um abraço fraterno.
António

ANTONIO DELGADO disse...

Olá viva "minha" Menina do Rio!

Faz muito tempo que não tenho o prazer de te ver...mas sei que tens andado muito ocupada tal como eu...
...Um beijo azul deste lado do atlântico e obrigado pelas tuas belas palavras.
António

Siry Pérez disse...

Me fascinaron las imágenes de los picos, realmente preciosas
Esta semana todos los dias detallitos te esperan en mi casita, llegó el momento de compartir todos los premios y reconocimientos que tenía pendiente.

Feliz semana

ANTONIO DELGADO disse...

Hola Siry....hace mucho que no te via por aqui! En verdad tampoco paso, ultimamente por "tus receptas del Alma"

Me alegro que te gusten las fotos,pero el espacio es una maravilla e nos dice como nosostros los humanos somos muy pequeños en la naturaleza.

Un beso
António

José Lopes disse...

Bem diversificado. A ausência ficou bem compensada e com a qualidade costumeira.
Cumps

josé manangão disse...

Olá Antonio
A isto se chama serviço público, e cultural!
Gostei!
Abraço grande.

Lúcia Duarte disse...

Ainda bem que está de volta, já sentia falta das suas postagens.
bj

ANTONIO DELGADO disse...

Olá viva Guardião.
´
foram intensas as jornadas da minha ausencia..obrigado pela visita.

abraço
António

ANTONIO DELGADO disse...

CAro José

Obrigado pela visita e pela observação feita.

um Abraço.
António

ANTONIO DELGADO disse...

Ola Lucia!

De volta mas muito ocupado de novo...
Bjs.
António

Moura ao Luar disse...

Linda paisagem :-) o que eu não dava para ter uns dias para ir visitá-la :-) espero que esteja a correr tudo bem

Pata Negra disse...

Boa fotografia e bom apanhado dum imprensa que ainda me toca.
Um abraço centrão

SILÊNCIO CULPADO disse...

António Delgado
Sê bem regressado e, pelo que pude constatar, conseguiste reunir uma boa informação sobre acontecimentos ligados à gestão da Câmara de Alcobaça. Realmente Alcobaça merecia bem que não tivessemos que engolir "sapinhos".
As fotos estão magníficas.

Abraço

C Valente disse...

bom fim de semana com saudações amigas