terça-feira, agosto 28, 2007

O QUE É UM BLOG ?



Edito o post que transcrevo do Blog Momendos & Documentos do amigo Ludovicus Rex: um texto compilado pelo próprio. Esta reflexão considero-a extremamente pertinente e pode-se associar a outras duas que encontrei na blogosfera . Uma é de outro excelente blog o Cityzen Mary , da amiga Maria e a postagem designa-se "SOMOS LIVRES". A outra é do não menos excelente blog Sino da Aldeia do Amigo Jorge Guedes , postagem "O FIM DOS BLOGUES LIVRES NA CHINA. Três reflexões e tertúlias muito elevadas que ajudam a esclarecer sobre este mundo aparentemente estranho que é o da comunicação cibernética.


"Um Blog é um registo cronológico e frequentemente actualizado de opiniões, emoções, factos, imagens ou qualquer outro tipo de conteúdo que o autor ou autores queiram disponibilizar. Existem muitos tipos de Blogs, ouve-se muitas vezes a expressão "Diário virtual" para descrever o Blog, Mas, um Blog pode ser muito mais do que isso. Depende apenas e só do que o autor ou autores queiram que o seu Blog seja. Assim, há variadíssimas definições de blog. Vejamos as mais comuns que, só por si, revelam a sua flexibilidade: Um diário na Web; uma página pessoal ou profissional, com ideias, reflexões, observações, comentários, apontamentos, links, etc; uma página pessoal onde se guardam links para páginas de interesse -, seguidos ou não de um resumo do assunto e/ou comentários; uma forma simples, fácil e amigável de iniciar uma presença online; um meio de comunicação e partilha; aquilo que se quiser...
Segundo definição na Wikipédia, Um blog ou blogue é uma página da Web cujas atualizações (chamadas posts) são organizadas cronologicamente de forma inversa (como um diário). Estes posts podem ou não pertencer ao mesmo género de escrita, referir-se ao mesmo assunto ou ter sido escritos pela mesma pessoa. O blog conta com algumas ferramentas para classificar informações técnicas a seu respeito, todas elas são disponibilizadas na internet por servidores e/ou usuários comuns. As ferramentas abrangem: registro de informações relativas a um site ou domínio da internet quanto ao número de acessos, páginas visitadas, tempo gasto, de qual site ou página o visitante veio, para onde vai do site ou página actual e uma série de outras informações. Os sistemas de criação e edição de blogs são muito atractivos pelas facilidades que oferecem, pois dispensam o conhecimento de HTML, o que atrai pessoas a criá-los. A Deutsche Welle premia a cada ano os melhores weblogs internacionais em onze categorias no evento The Bobs - Best of Blogs.


O que é blogar?

Will Richardson, um dos mais acérrimos defensores dos blogs na educação, diz que "blogar (?!) é escrever o que pensamos quando lemos o que os outros escrevem. Se continuarmos, outras pessoas eventualmente escreverão o que pensam quando nos lêem, e assim entraremos numa nova esfera de relações humanas." Qual é a diferença entre um Blog e uma Página pessoal (Homepage)? A diferença assenta não só numa questão técnica mas também numa questão filosófica. Tecnicamente um Blog dispõe de uma ferramenta de edição que permite a qualquer leigo colocar de imediato os seus conteúdos online, e actualizá-los sempre sem precisar de saber absolutamente nada de html.
Filosoficamente, o Blog difere de uma Página Pessoal na medida em que as actualizações são muitíssimo mais frequentes do que as que são habitualmente feitas a uma página pessoal, e porque tem um conceito cronológico associado. Há outras questões de ética de Blogs que imprimem uma diferença, como por exemplo, a teoria de que não se pode apagar artigos (posts), mas esta última é apenas um detalhe. Uma página pessoal pode não ser actualizada com frequência, mantendo o seu espírito intacto, um Blog que não é actualizado com frequência, deixa de ser um Blog. Uma página pessoal pode ser estática (ou não), um Blog não pode ser estático, deixa de ser um Blog."


“O que importa é transformar o mundo - A Blogosfera é o nosso meio!”
*Compilação e tratamento: Ludovicus Rex - 2007

22 comentários:

Ema Pires disse...

Olá António,
Gostei mesmo desta explicaçao do que é um blogue e para que serve. Graças aos blogues a democracia está a chegar a muitos sitios onde ela nao existe. Muitos foram fechados, nomeadamente em China, mas o pensamento sempre será livre. Ninguém poderá nunca impedir o pensamento.
Gostei da tua fotografia com a boca tapada. Más será que existe alguém que te possa impedir dizer o que queres, assim como és? Penso que nao e está muito bem assim.
Continua.
Beijinhos

Anónimo disse...

Meu Amigo,
O que importa é transformar o mundo, A Blogosfera é o nosso meio!
A Blogosfera e os blogs, somos o futuro, a nova via para um Mundo Melhor e Mais Justo. Sim, podemos ajudar a construir a Sociedade a que tanto aspiramos. Como tu bem o disseste no comentário que deixaste no Citizen Mary: “A Blogosfera é uma janela aberta para a rua onde se sente de forma directa o pulsar das ideias ou das criticas de forma imediata e sem rodeios. (…) O cidadão comum, tornou-se um potencial jornalista e um grande repórter, daqueles que fazem tremer o poder.”
E digo mais, que pode ajudar a transformar o Mundo...
Um Forte e Fraterno Abraço

ANTONIO DELGADO disse...

Nisso estamos bom amigo Ludovicus
Um fraterno abraço.

A. João Soares disse...

Parabéns ao Ludovicus pela elaboração do post e por este esclarecedor comentário, e ao António Delgado pelo gosto de o seleccionar para aqui postar.
Assim se melhora o funcionamento dos blogs e a consciencialização dos bloguistas. Com tanta força para fazer pressão, devemos ter cuidado com a sua utilização, temos de ser coerentes com o objectivo de melhorar o mundo.
Um abraço
Do Miradouro

ANTONIO DELGADO disse...

Ola Ema,

De facto tenho o bom ou mau habito de falar sobre aquilo que me atinge em particular e atinge a todos no geral. Sabes o quanto sou solidario e fraterno com as causas nobres e sensiveis para o ser humano. obrigado pelo tua postegem e boa viagem...et prend a bon vin rouge a bordeaux. Un doux bisou
António

ANTONIO DELGADO disse...

Pois sim amigo A. João Soares.

Um abraço.

C Valente disse...

Obrigado pela explicação e do modo como é apresentado
Saudações amigas

Kalinka disse...

Ant�nio, que excelente texto!
� isso mesmo: o que importa � transformar o Mundo!!!

Ora bem, vou iniciar uma s�rie de posts sobre o ALFABETO da minha Vida. Cada dia vou postar uma letra do abeced�rio, e direi o que achar sobre ela, podem ser coisas boas ou menos boas, s�o as que foram ou s�o importantes durante a minha viv�ncia.
Hoje, em homenagem ao meu neto ANDR� - dia do seu 1� anivers�rio: Parab�ns a voc� nesta data querida, muitas Felicidades, muitos anos de vida...
come�o precisamente pela 1� letra do Alfabeto - a letra A.

Beijitos azuis (em homenagem ao meu neto)

Zé Povinho disse...

É um bom texto de quem produz um verdadeiro blog, com interesse e onde a opinião é clara e objectiva.
Abraço do Zé

Anónimo disse...

Belíssima definição, bem mais estruturada que a que postei recentemente na bodega. Muitas pessoas confundem blog com jornal on-line, pode até ser, mas vai ficar uma coisa muito banal. A graça do blog está exatamente na livre expressão de idéias.
Parabéns ao Ludo a ao amigo António.

Anónimo disse...

Belíssima definição, bem mais estruturada que a que postei recentemente na bodega. Muitas pessoas confundem blog com jornal on-line, pode até ser, mas vai ficar uma coisa muito banal. A graça do blog está exatamente na livre expressão de idéias.
Parabéns ao Ludo e ao amigo António.

ANTONIO DELGADO disse...

amigo C Valente o debate continua.

uma abraço

ANTONIO DELGADO disse...

Sim é um excelente texto o do Ludovicus como é excelnte o da Maria do Citizen Mary e do jorge Guedes doSino da Aldeia. Estão muito intressantes os comentrios que se podem ler lá. é importante que o debate continue.

Beijinhos Azuis.

ANTONIO DELGADO disse...

Obrigado amigo Zé Povinho, de facto pretende-se que este espaço seja claro aberto e sem psitacismos.

Um abraço.
António

ANTONIO DELGADO disse...

Amigo Moço da bodega de facto é uma belissima definição e concordo consigo: um blog nunca pode ser um jornal on-line...é mais um espaço para registo de pensamentos e visões, circunstanciais e que fazem o dia a dia da nossa vida. Como o viver e o pensar ao momento sem peias e censura...mas sobre blogs o debate continua!
Esqueci-me de referir o seu texto que também é importante...penitencio-me!

Um abração
Antonio

Lúcia Duarte disse...

olá amigo
tire a mordaça pois não combina nada com a sua personalidade.
claro que ninguém nos cala!
mesmo com mordaça falamos com os olhos. e sabe? os olhos das pessoas são mais puros do que as palavras por isso a mordaça não cala os que têm razão para falar
um abraço cordial
Lúcia

ANTONIO DELGADO disse...

A mordaça é apenas uma metáfora para a postagem.

Sim qe os olhos também falam
um Bjs

Lúcia Duarte disse...

claro que emtemdi a metáfora mas todos os que visitam os nossos blogs sabem que ela não assenta nada bem

Maria Faia disse...

Um blog pode ser tanta coisa... Depende do seu autor, da sua verdadeira motivação e/ou intenção.
Para mim é, preferencialmente, um espaço de salutar partilha e amizade.

Bjo

Jorge P. Guedes disse...

Concordo na generalidade com o que o texto afirma, lamentando apenas que o mesmo não tenha sido adaptado ao português de Portugal. Porque esse factor entrona em algo que considero também dever ser um dever de todo o bloguista: contribuir para a difusao da língua portuguesa escrita, papel que deveria pertencer a outros poderes e outros intérpretes, mas que é diariamente esquecido.

Um abraço.

Jorge P. Guedes disse...

OBS: NA LINHA 4 do meu comentário, leia-se "entronca" por "entrona".

J.G.

António Inglês disse...

Amigo António


Mordaça?
Não é essa a imagem que tenho de si nem ela lhe fica bem.
Deixe-a cair meu caro e voltemos a ter o António Delgado que já nos habituámos.
Um abraço
José Gonçalves