sexta-feira, outubro 09, 2009

PREMIO NOBEL DA PAZ ATRIBUÍDO A BARACK OBAMA

A minha singela homenagem a um líder que muito admiro
Ver repostagem no El Pais ( clic aqui)
Uma visita à Casa Branca na era Obama (clic aqui)
WGN 720 Radio: anúncio do prémio em Oslo (clic aqui)

1 comentário:

Maria Cristina Quartas disse...

Pessoas de bem, pessoas da Paz, espíritos evoluídos... sem dúvida! Existem ao longo da história, muito "Jesus Cristos". Indivíduos que não põem os seus interesses pessoais à frente dos colectivos. Pessoas que têm uma visão ampla da Vida, do Mundo, do Universo. Vivem com espírito filantrópico, com noção do Amor Universal. Esses lutam pelo Todo.
Não é fácil ter a noção da pequeníssima partícula que somos, e por sua vez, o quanto podemos (devemos) contribuir para melhorar as coisas. Ao contrário dos Pseudo-políticos que por ai vemos...
No caso Obama, e apesar de eu admirar muito este Presidente pelos seus ideais, e coragem, não concordo com este prémio, desculpe-me Dr. António Delgado...
Na minha modesta opinião, considero um Nobel prematuro, porque nove meses é muito pouco para se analisar o seu comportamento perante os seus feitos. Considero sim, e até independentemente dos resultados observados ou finais, a sua postura e o seu comportamento é que irão ditar se este Prémio é merecido ou não (neste caso, é pôr a carroça à frente dos bois!).
Considero ainda, que hoje em dia está a haver assim uma moda dos "Prémios Nobel"...
E aqueles que tanto fazem e continuam no anonimato? E aqueles que tanto querem fazer, e por uma questão sócio-económica, tradição, etc.. lhe cortam as asas logo ao primeiro pio? E aqueles de quem ninguém fala, ou se desconhece?...
E pergunto até: qual terá mais valor, um Presidente que não está sozinho, com todo os staff ao seu redor e bem (mas muito bem) protegido fazer alguma coisa de grande feito , ou um "Zé ninguém" duma aldeiazinha por ai, filho de gente humilde, que sabe o significado do "pão que o diabo amassou", que estudou, trabalhou...fez-se gente e hoje é alguém com prestigio na sua arte (tem sapiência)...dedica-se com amor ao que faz, interessa-se pelos outros (está atento ao que se passa), que sente o sangue da sua terrinha nas suas veias, que sente gratidão pela vida (apesar de a achar dura e tantas vezes cruel)... e tem espírito altruísta pela gente do seu povo...sente vontade de ajudar a crescer as suas gentes, de melhorar a qualidade de vida da sua Terra, porque a sua experiência enriquecida lhe mostrou outras formas de estar e de viver...sabe e conhece algumas ideias para tornar esse seu local mais favorecido e acabar com alguma pobreza (material e espiritual) dessas gentes, .... ?
Pergunto: E o “Zé Ninguém”, quem fala nele? Quem olha para ele? Quem o ouve? Ou pior, quem o deixa falar?
Pois é!... Esse aí é o contestatário, o revolucionário, o peregrino dos sonhos, o louco.
O valor da “coisa”, não se vem só por si (pela ideia/projecto/feito) duma forma isolada. Pois essa é uma forma muito rudimentar de ver as coisas… mas sim da “coisa” em si, no meio em que está inserida, as limitações, os contra-pontos, as dificuldades que se tem para se alcançar esse objectivo. E até mesmo, as limitações pessoais, que tantas vezes são a grande entrave para se conseguir um objectivo/um sonho de grande mérito e envergadura.
O mérito não está num projecto ou ideia inovadora, mas sim na luta que se trava, na luta das contrariedades, no empenho, na persistência, no objectivo conseguido. E mais ainda… e essencialmente na repercussão desse objectivo alcançado.
Serei muito exigente?
Um abraço
CQuartas