sábado, maio 17, 2008

ZEITGEIST




ZEITGEIST é um termo que aparece na cultura ocidental pela via alemã no seu período romântico. Momento em que a noção da história e a consciência histórica associadas ao espírito do lugar dominam o pensamento ocidental por influência germânica. Este conceito irá enaltecer a identidade e o próprio “espírito do lugar”, factos que mais tarde quando assimilados pela cultura trarão a trágica ideia, que mergulhou certos povos no desespero e na angústia e que se designa por NACIONALISMO. Os factos históricos e culturais passam então a ter explicação social quando são confrontados com outros análogos mas de outras culturas. Jacob Burckhardt será o grande mentor desta corrente e o grande guru da Historia da Cultura. Apesar da formula de Burckarart ser antiquada ela continua a ter os seus seguidores em Portugal, passados 150 anos, como se aquela fórmula fosse o grande instrumento de analise da nossa vida social, económica e cultural como atestam muitas das crónicas de comentadores e “opinion-makers” de serviço.

Bom fim de semana e bom filme nas quase duas horas de emissão numa viagem a muitos dos grandes mitos e factos da cultura ocidental.

PS. AO ROGÉRIO OBRIGADO PELO ENVIO DA DIRECÇÃO DO VIDEO.

10 comentários:

Ema Pires disse...

É muito interessante este vídeo. É incrível que depois de 2000 anos continuemos com a mesma coisa em relação às religiões.
Fez-me graça, embora seja triste, que um desses americanos que pensam que a terra tem a idade indicada na Bíblia, perguntado sobre o que pensava então dos restos de dissuasórios com milhões de anos, responde que é Deus que os tira na terra para testar a fé dos bons católicos. Isto é trágico e cómico ao mesmo tempo.
Não há pior cego que o que não quer ver.
Obrigada por esta postagem.
Beijinhos

Menina do Rio disse...

Por mais que a cultura ocidental tenha evoluido, ainda levará séculos para ser assimilada e jamais será no todo, visto que sofremos influência de outras culturas

Um beijo

Ludo Rex disse...

Parabéns pelo artigo e pelo filme.
Haja história por estas bandas...
Um Abraço Fraterno

SILÊNCIO CULPADO disse...

António Delgado

O filme é esplêndido, foca várias vertentes e mostra o absurdo e a incongruência na defesa de certas "verdades". Verdades dos poderosos que semeiam a dor da guerra, que condecoram os seus heróis e aceitam as religiões que se colocam ao lado do poder.
Quanta hipocrisia existe no mundo "desenvolvido"!... A passagem pelo tempo e pelas diferentes etapas da história da humanidade revela-nos que a verdade do poder abafa o poder da verdade.
Apesar de tudo acredito que a comunicação livre, e a informação que propicia, talhará novas estradas na consciência dos homens.

Um abraço

Savonarola disse...

Apreciei imenso esta sua apresentação. Voltarei brevemente para ver o vídeo na íntegra, como bem merece. Pelo que vi, a escolha é de muito bom gosto.
Lamentavelmente, falta aos comentadores políticos in uma cultura mais abrangente - histórica, cultural, sociológica - que lhes permitisse adquirir a distância e a profundidade para analisar.
Escravizados que estão aos media e seus detentores, pouco lhes resta do que o lugar-comum, o óbvio. Muita poluição mental engendra o que o sistema pretende: alienação!

Um abraço anarquista

C Valente disse...

Saudações amigas e estou de volta

Nilson Barcelli disse...

Excelente post caro amigo.
Aprendi algumas coisas que não sabia. O vídeo é muito bom.

Bom feriado, abraço.

Lúcia Duarte disse...

também gostei!
mas passei mais para lhe desejar um bom feriado e para descansar quem pensa que estamos zangados. não estamos. ainda não foi desta...

Ema Pires disse...

Quiz dizer dinossaurios. Perdao.
Beijinhos

ღღ๑۩۞۩๑ Divulgando Sites ๑۩۞۩๑ღღ disse...

Parabéns pelas materias Antnio, vim do blog da menina do Rio conhecer seu espaço e tb na coragem te pedir um favor se puder rs, estou captando mais votinhos lá no alma guerreira, se puder deixar votinhos diários, agradeço, mural 1-acesse aqui o link
http://fribeiro1953.sites.uol.com.br/blog/destaqnet.html
Meu site de acesso:
http://markrystally.zip.net

Tenha um lindo feriado.Tem também oração especial aos amigos blogueiros venha conhecer meu espaço e ouvir também:), será sempre bem-vindô.