um espaço aberto para comentar a Arte, a Cultura e o Património da Região de Alcobaça: tanto no passado como no presente e actualidades .
sábado, maio 17, 2008
ZEITGEIST
ZEITGEIST é um termo que aparece na cultura ocidental pela via alemã no seu período romântico. Momento em que a noção da história e a consciência histórica associadas ao espírito do lugar dominam o pensamento ocidental por influência germânica. Este conceito irá enaltecer a identidade e o próprio “espírito do lugar”, factos que mais tarde quando assimilados pela cultura trarão a trágica ideia, que mergulhou certos povos no desespero e na angústia e que se designa por NACIONALISMO. Os factos históricos e culturais passam então a ter explicação social quando são confrontados com outros análogos mas de outras culturas. Jacob Burckhardt será o grande mentor desta corrente e o grande guru da Historia da Cultura. Apesar da formula de Burckarart ser antiquada ela continua a ter os seus seguidores em Portugal, passados 150 anos, como se aquela fórmula fosse o grande instrumento de analise da nossa vida social, económica e cultural como atestam muitas das crónicas de comentadores e “opinion-makers” de serviço.
Bom fim de semana e bom filme nas quase duas horas de emissão numa viagem a muitos dos grandes mitos e factos da cultura ocidental.
PS. AO ROGÉRIO OBRIGADO PELO ENVIO DA DIRECÇÃO DO VIDEO.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
10 comentários:
É muito interessante este vídeo. É incrível que depois de 2000 anos continuemos com a mesma coisa em relação às religiões.
Fez-me graça, embora seja triste, que um desses americanos que pensam que a terra tem a idade indicada na Bíblia, perguntado sobre o que pensava então dos restos de dissuasórios com milhões de anos, responde que é Deus que os tira na terra para testar a fé dos bons católicos. Isto é trágico e cómico ao mesmo tempo.
Não há pior cego que o que não quer ver.
Obrigada por esta postagem.
Beijinhos
Por mais que a cultura ocidental tenha evoluido, ainda levará séculos para ser assimilada e jamais será no todo, visto que sofremos influência de outras culturas
Um beijo
Parabéns pelo artigo e pelo filme.
Haja história por estas bandas...
Um Abraço Fraterno
António Delgado
O filme é esplêndido, foca várias vertentes e mostra o absurdo e a incongruência na defesa de certas "verdades". Verdades dos poderosos que semeiam a dor da guerra, que condecoram os seus heróis e aceitam as religiões que se colocam ao lado do poder.
Quanta hipocrisia existe no mundo "desenvolvido"!... A passagem pelo tempo e pelas diferentes etapas da história da humanidade revela-nos que a verdade do poder abafa o poder da verdade.
Apesar de tudo acredito que a comunicação livre, e a informação que propicia, talhará novas estradas na consciência dos homens.
Um abraço
Apreciei imenso esta sua apresentação. Voltarei brevemente para ver o vídeo na íntegra, como bem merece. Pelo que vi, a escolha é de muito bom gosto.
Lamentavelmente, falta aos comentadores políticos in uma cultura mais abrangente - histórica, cultural, sociológica - que lhes permitisse adquirir a distância e a profundidade para analisar.
Escravizados que estão aos media e seus detentores, pouco lhes resta do que o lugar-comum, o óbvio. Muita poluição mental engendra o que o sistema pretende: alienação!
Um abraço anarquista
Saudações amigas e estou de volta
Excelente post caro amigo.
Aprendi algumas coisas que não sabia. O vídeo é muito bom.
Bom feriado, abraço.
também gostei!
mas passei mais para lhe desejar um bom feriado e para descansar quem pensa que estamos zangados. não estamos. ainda não foi desta...
Quiz dizer dinossaurios. Perdao.
Beijinhos
Parabéns pelas materias Antnio, vim do blog da menina do Rio conhecer seu espaço e tb na coragem te pedir um favor se puder rs, estou captando mais votinhos lá no alma guerreira, se puder deixar votinhos diários, agradeço, mural 1-acesse aqui o link
http://fribeiro1953.sites.uol.com.br/blog/destaqnet.html
Meu site de acesso:
http://markrystally.zip.net
Tenha um lindo feriado.Tem também oração especial aos amigos blogueiros venha conhecer meu espaço e ouvir também:), será sempre bem-vindô.
Enviar um comentário