Será que a violência, a guerra, as revoltas, os atentados, conflitos e outras formas de violência e destruição, são as novas formas de ensinar a geografia? Quem não sabe agora onde se situa o Iraque, o Ruanda, Mogadíscio ou a Tetchenia, Cabul e muitos outros lugares depois de ver os conflitos aí existentes pela televisão e de forma repetida . Deixo-vos com um mapa de conflitos no mundo e remeto-vos para uma postagem sobre “Guerra, Violência, Imagem” ... NO MEIO DE TUDO ISTO CONTINUO A PERGUNTAR: SERÁ ESTE O NOVO MÉTODO PARA ENSINAR A GEOGRAFIA?
um espaço aberto para comentar a Arte, a Cultura e o Património da Região de Alcobaça: tanto no passado como no presente e actualidades .
sexta-feira, fevereiro 29, 2008
AINDA SOBRE TELEVISÃO
terça-feira, fevereiro 26, 2008
CIDADANIA E DEMOCRACIA

Conhecemos mais dos candidatos e a sua personalidade do que as suas ideias ou a forma como pretendem implementa-las. Talvez porque escutamos mais e falamos menos. Vivemos em aparência de forma mais colectiva mas curiosamente mais sós.
Por este caminho vemos que a política está cada vez mais distante do cidadão e mais próxima dos grupos de interesse que dela lucram e só conseguem governos arredados dos interesses colectivos. Em consequência a cidadania que assumimos é raquítica e a democracia que se lhe oferece é de baixa qualidade . Como reflexo temos maiores níveis de descontentamento em relação aos políticos e partidos políticos. A propaganda e o uso massivo dos meios para lançar slogans ou frases politicas - apenas para fazer a diferença verbal - tem esvaziado o conteúdo ideológico dos partidos e o debate necessário no interior dos meios de comunicação. Para a imprensa parece ser mais fácil seguir o caminho e o ritmo marcados pela propaganda do que analisar se por detrás dessas frases de ocasião se esconde ou não um projecto e um candidato fiáveis para a cidadania. Entendo que a imprensa serviria melhor o público alegando os efeitos desmobilizantes das publicidades negativas do que aderir à incerteza do conteúdo das mesmas.

Aristóteles e Platão: detalhe da pintura de Rafael, A escola de Atenas.
Neste ponto saliento a ligação da democracia a Liberdade e a Igualdade. Verdadeiramente, só se pode apostar na democracia e nos valores cívicos levando a sério estes princípios. Tratar-se-á de fazer com que a Igualdade e a Liberdade se reconheçam não apenas pelo modo formal mas numa prática efectiva. Porque é no âmbito da cidadania democrática que estes princípios são, em definitivo os únicos em que os seres humanos aparecem explicitamente como iguais.

Escola de Atenas: Pintura Mural de Rafael
quarta-feira, fevereiro 20, 2008
BANCA LUCRA 5,5 MILHÕES POR DIA
quarta-feira, fevereiro 13, 2008
A TELEVISÃO VISTA POR EL ROTO




Se pulso o comando à distância, toca-me o telefone. Se uso o telemóvel acende-se a televisão, e se apago a televisão liga-se o rádio. E todos da mesma empresa!
Que divertido vão voltar a dar a guerra do golfo!
Atenção para ver a realidade parta a televisão.

Carlitos o mundo não é um video jogo

Os homens clonamo-los pela televisão.

Por uns instantes pensei que a realidade podia não ser como cremos, afortunadamente logo recuperei a programação!
domingo, fevereiro 10, 2008
CRENÇAS


Este esboço de classificação de atitudes não pretende retratar o que pessoas ou grupos fazemos: pretende refletir sobre o frequente e perturbador que é na vida deixar-se levar da atitude razoável para a obstinada e ou obcecada. E, pretende reflectir como as obstinações e obsessões estão na origem dos fanatismos e da muita irracionalidade existente por influência do temperamental .


sexta-feira, fevereiro 08, 2008
DISTINÇÕES E NOMEAÇÕES


Para dar continuidade a esta cadeia será difícil fazer escolhas, assim proponho , estas mesmas distinções PARA TODOS os blogs por quem tenho o privilégio de ser visitado e comentado, o favor, se assim o entenderem, de levarem estes distintivos porque eles a vós os devo e merecem.
Informo ainda que o Ecos e Comentários está nomeado, para o mês de Fevereiro, com outros dois blogs, SIDADANIA e AFRICA MINHA; para o prémio "Cegueira Lusa", promovido pelo blog com o mesmo nome.
quarta-feira, fevereiro 06, 2008
SEM COMENTÁRIOS
Este vídeo passava há algum tempo na net, a amiga que o enviou (MQJMM) acompanhava-o com o seguinte comentário:
“...no me puedo creer que quepa tanta estupidez en un solo país. Ved este video”.
...as imagens falam por si!